Carregando agora

Tremor precípuo: o Project quer aumentar a conscientização sobre a doença que afeta 20% dos idosos no Brasil

Tremor essencial: o Project quer aumentar a conscientização sobre a doença que afeta 20% dos idosos no Brasil

Tremor precípuo: o Project quer aumentar a conscientização sobre a doença que afeta 20% dos idosos no Brasil

Um projeto de lei (PL 1351/2024) de autoria do deputado federalista Gilson Daniel (Somos), que cria a campanha pátrio para o tremor precípuo, foi reconhecido pela Percentagem de Saúde da Câmara dos Deputados. A proposta procura instituir o mês de novembro para executar ações sobre doenças neurológicas, que é progressiva e crônica, e dos quais diagnóstico é frequentemente dificultado pela semelhança com a doença de Parkinson. O texto agora continua para estudo em outras comissões da moradia.

O objetivo do cláusula, apresentado em 18 de abril de 2024, é alinhar o Brasil com um movimento internacional de conscientização sobre as doenças do movimento, promovendo o debate e trazendo mais conhecimento sobre os sintomas do tremor precípuo para os profissionais da população e da saúde. A campanha visa melhorar o diagnóstico precoce e a qualidade de vida dos pacientes.

Com a aprovação da Percentagem de Saúde, o primeiro préstimo, o projeto agora vai para a Percentagem de Finanças e Tributação (CFT). Nesta temporada, o impacto financeiro e orçamentário da proposta será analisado. Posteriormente, o texto aprovará a Percentagem de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJC), que avaliará sua constitucionalidade.

O PL está conclusivamente nas comissões, o que significa que, se reconhecido por todos eles, não será votado na Câmara do Plenário Representante, diretamente seguindo o Senado.

Diferenças para Parkinson
O tremor precípuo é a perturbação do movimento mais generalidade e é caracterizado por tremores involuntários e rítmicos, mais frequentes nas mãos e nos braços, mas também pode afetar a cabeça e a voz. De conformidade com dados do Ministério da Saúde, a exigência afeta 5% da população em 40 anos e 20% das pessoas supra de 65 anos, com a exceção de que esses números podem ser ainda mais altos devido a casos não diagnosticados ou enganosos.

Um dos principais desafios para o diagnóstico correto é a confusão com a doença de Parkinson, pois ambos afetam os movimentos e causam tremores. A principal diferença, no entanto, é no momento em que os tremores ocorrem: em Parkinson, eles são mais frequentes quando o paciente está em repouso, enquanto no tremor precípuo, a intensidade piora durante o movimento do corpo.

Ações de conscientização
A proposta legislativa afirma que a campanha será realizada anualmente ao longo de novembro.

Entre as iniciativas planejadas estão:
. Divulgação do tema nas comunidades através de palestras e eventos.
. Distribuição de material educacional para profissionais de saúde e à população.
. Promoção da disseminação dos sintomas para melhorar o diagnóstico precoce.
. Incentivo ao desenvolvimento científico e tecnológico do tratamento.
. Estimulação das universidades para o desenvolvimento de terapias multidisciplinares.

A escolha de novembro procura inserir o Brasil nas atividades internacionalmente de conscientização existentes, porquê as promovidas pela Sociedade Internacional de Doença de Parkinson e outras doenças de movimento (MDS).

A motivação por trás do PL
O deputado Gilson Daniel relatou que a iniciativa de propor a lei ocorreu depois uma demanda recebida em seu escritório.

“Embora eu não esteja consciente de pessoas próximas a mim com o diagnóstico da doença, fui sensibilizado pelo sujeito porque entende que é uma exigência que afeta significativamente a vida dos pacientes. E considerei meu responsabilidade contribuir para a consciência da doença, para o base das famílias afetadas e estimular políticas públicas focadas na saúde e na qualidade da vida das pessoas”, “ disse o responsável da proposta.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário