Trump novamente prenúncio o BRICS: “Eles receberão uma taxa de 10% muito em breve”
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça -feira que os países do BRICS estarão sujeitos a uma tarifa de 10% “Em breve”. Segundo o republicano, o grupo tentaria enfraquecer os Estados Unidos e substituir o dólar porquê uma moeda padrão global.
“Se você quiser jogar leste jogo, tudo muito. Mas eu também posso jogar”Trump disse a repórteres durante uma conferência de prensa na Vivenda Branca.
“Qualquer país que estrear com o BRICS receberá uma taxa de 10%, somente por esse motivo”Ele disse, acrescentando que a medida deve ser implementada “muito em breve”.
“O que eles estão tentando fazer é destruir o dólar para outro país assumir e tornar sua moeda o novo padrão. Perder o padrão do dólar do mundo seria porquê perder uma guerra, uma grande guerra mundial. Não seríamos mais o mesmo país. E não deixaremos isso intercorrer”.Trump concluiu.
Trump também reiterou sua intenção de manter o dólar porquê a moeda “rei” no cenário global. “Se alguém quiser desafiar isso, pode até tentar. Mas eles pagarão um preço muito supino”disse o presidente dos Estados Unidos.
Em resposta, o presidente brasílico, Luiz Inacio Lula da Silva (PT), declarou que os países do BRICS são soberanos.
“Não aceitamos a intrusão de ninguém”Lula disse. “Nós defendemos multilateralismo”.
A novidade ofensiva de Trump ocorre somente um dia depois que o republicano prenúncio impor uma taxa suplementar de 10% a qualquer país desempenado “Para políticas anti -americanas” Pelo BRICS, em uma publicação feita em seu perfil sobre a verdade social.
Trump não explicou o que ele entende para “Políticas anti -americanas”. Os funcionários do governo dos Estados Unidos afirmam que não há decreto sob preparação neste momento e que tudo dependerá dos próximos movimentos do conjunto.
Não foi a primeira vez que o presidente dos Estados Unidos ameaçou o grupo de países emergentes. Em novembro do ano pretérito, Trump já exigia que o BRICS se comprometa a não produzir ou estribar uma novidade moeda que substituiu o dólar, caso contrário, são 100%de tarifas.
A geração de um sistema de pagamento em moedas locais, ou seja, uma selecção ao dólar em transações comerciais entre países do BRICS, é uma das prioridades do Brasil dentro do grupo.
O presidente Lula defende a adoção de uma moeda dissemelhante do dólar para o negócio entre grupos do grupo por anos.
No dia anterior, comentando a prenúncio de Trump de impor tarifas adicionais alinhadas, disse Lula “Não encontre um tanto muito responsável e sério” que um presidente da República de um país do tamanho dos Estados Unidos “Ameaçando o mundo pela internet”.
Isso pode danificar o Brasil?
As novas ameaças de Trump ao BRICS reviveram preocupações sobre um verosímil conciliação mercantil entre o Brasil e os Estados Unidos. As negociações acontecem há meses, mas não houve consenso.
Depois as declarações de Trump, o vice -presidente e ministro de Desenvolvimento, Indústria, Transacção e Serviços, Geraldo Alckmin, disse que “o Brasil não é um problema para os Estados Unidos” e defendeu a manutenção do diálogo entre os dois países.
“Os Estados Unidos só precisam vencer do Brasil. O nó é um parceiro muito importante”O ministro disse, reiterando que as alternativas de negociação são “extremamente amplas”.
O que é BRICS?
O grupo se define porquê um fórum de pronunciação político-diplomático de países que formam o chamado sul global, que procura cooperação internacional e tratamento multilateral de questões globais.
Além de buscar mais influência e isenção de seus membros em instituições porquê as Nações Unidas (ONU), o Fundo Monetário Internacional (FMI), o Banco Mundial e a Organização Mundial do Transacção (OMC), o BRICS tem em seu radar a geração de instituições endereçadas a seus participantes, porquê o novo banco de desenvolvimento, chamado banco do banco do BRICS.
O BRICS é um conjunto que reúne representantes de 11 países membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. Também participa dos parceiros: Bielorrússia, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão.
Share this content:
Publicar comentário