Carregando agora

TVE transmite Carnaval capixaba em rede pátrio

TVE transmite Carnaval capixaba em rede nacional

TVE transmite Carnaval capixaba em rede pátrio

Zero menos do que 29 câmeras, quatro comentaristas, seis repórteres e mais outros 60 profissionais já estão a postos para levar, para todo o Brasil, o carnaval capixaba, na transmissão da TVE Espírito Santo.

Serão 18 horas de espetáculo ao vivo nesta sexta (21) e sábado (22). No primeiro dia entrarão em cena as escolas do Grupo A, enquanto no sábado será a vez da apresentação do Grupo Privativo, que poderá ser vista nas TVs de Setentrião a Sul do País, graças à parceria com a TV Brasil.

Será o terceiro ano ininterrupto em que o evento será transmitido em rede pátrio: a emissora pública dos capixabas gera o sinal para a TV Brasil, que distribui o teor para todas as 117 emissoras integrantes da Rede Pátrio de Informação Pública (RNCP). Dessa vez, o público irá usufruir de uma experiência sonora diferenciada, com a mixagem exclusiva do som da pista da bateria.

Além dos repórteres e da apresentadora Luanna Esteves na “percentagem de frente” da transmissão, a TVE vai descrever com um time gabaritado de comentaristas. No primeiro dia de evento as análises ficarão a função de Winny Rocha e Armando Chafic, enquanto no sábado será a vez de Kátia Galvão e Bruna Medeiros, a Bruninha.

Winny Rocha já atuou em vários segmentos das escolas de samba do Estado, além do carnaval de rua, no Conjunto Afro Kizomba, do qual ainda faz secção. Tem mestrado em Artes Cênicas e é produtora cultural. Comanda a página AfroCêntrico, onde divulga a cultura negra. Armando Chafik é professor e atuou na direção e construção dos desfiles da Unidos de Jucutuquara uma vez que dirigente de fileira, percentagem de frente, destaque e diretoria. Foi diretor de Carnaval da Liga das Escolas de Samba do Grupo Privativo (Liesge) e é fundador e colunista do Portal Viva Samba, devotado à cobertura do Carnaval capixaba.

Kátia Galvão é profissional da Ensino, mas também tem o samba uma vez que paixão. Pesquisadora, autora de enredos, foi diretora social, de simetria e membro de percentagem de carnaval. Também atuou uma vez que jurada em escolhas de samba-enredo em várias agremiações, tanto do Grupo Privativo quanto do de Chegada. Já Bruna Medeiros é musicista do samba e do carnaval capixaba. Criou a Primeira Bateria Feminina do ES, Dandaras do Ritmo, e é coordenadora do Encontro Pátrio e Internacional de Mulheres na Roda de Samba e Mulheres Sambistas ES.

Rede pátrio
A transmissão do Carnaval capixaba para todo o País coloca o Espírito Santo no giro pátrio da folia e permite que o Brasil inteiro tenha a oportunidade de respeitar a venustidade das nossas escolas. Aliás, a iniciativa contribui para o fortalecimento das agremiações, das comunidades e dos demais fazedores de cultura.

O diretor-geral da Instalação Carmélia de Cultura e Informação Pública, Igor Pontini, informa que no ano pretérito a transmissão pátrio do desfile levou a TV Brasil a figurar em segundo lugar na TV ensejo na terreiro de Brasília, com as imagens chegando a mais de 1 milhão de pessoas em todo o País.

“A TVE Espírito Santo, assim uma vez que a TV Brasil, são emissoras públicas. Essa parceria na transmissão do Carnaval fortalece nosso compromisso com a democratização do chegada aos temas da cultura popular. Levando a sarau do Sambão do Povo para todo o território pátrio, nós oferecemos à população brasileira, de maneira gratuita e irrestrita, um teor de qualidade e uma ótima selecção de entretenimento. É esse o papel estratégico das TVs públicas, o que é de grande valia para o fortalecimento da nossa identidade”, observa Pontini.

Em 2025, a TVE Espírito Santo completa 42 anos de transmissão do Carnaval capixaba. Todos os anos, é a primeira emissora do País a entrar na avenida, já que o desfile das escolas de samba do Carnaval capixaba é realizado tradicionalmente uma semana antes do Carnaval dos outros estados.

Aliás, TVE foi a primeira emissora a transmitir a folia do Sambão, em 1983, sempre prestigiando essa história de resistência e valorizando as tradições culturais do Espírito Santo. Por isso, ficou conhecida uma vez que a primeira emissora a entrar na avenida.

Fique ligado na ordem dos desfiles:

Grupo A – sexta-feira (21), a partir das 22h
Rosas de Ouro
Predomínio de Fátima
Mocidade da Praia
Eucalipto
Andaraí
Independentes de São Torquato
Pega no Samba

Grupo Privativo – sábado (22), a partir das 22h para todo o País
Jucutuquara
Chegou o que Faltava
Unidos da Piedade
Mocidade Unida da Glória
Novo Predomínio
Independente de Boa vista
Imperatriz do Potente

Onde testemunhar?
É provável testemunhar aos desfiles das Escolas de Samba do Espírito Santo pelo via 2.1, pela webtv ( e pelo YouTube (

nascente

Share this content:

Publicar comentário