Twelve River Pass R $ 1,6 bilhão para Saúde em Espírito Santo e MG
O governo federalista anunciou, na sexta -feira (26), R $ 1,6 bilhão em investimentos para a construção de 104 Serviços de Saúde em 48 municípios de Minas Gerais e Espírito Santo, conectados ao New River Congraçamento Twelve. Os recursos são do Rio Twelve Fund, que consiste em transferências das empresas de mineração responsáveis pela barragem de Fundão em Mariana (MG), que quebrou em 5 de novembro de 2015.
O novo convénio, assinado em outubro do ano pretérito, obteve R $ 100 bilhões em novos recursos, que as empresas devem remunerar dentro de 20 anos pelas empresas às autoridades públicas, para empregar a várias ações de reparo à população e ao meio envolvente. O sindicato foi responsável por empregar R $ 49,08 bilhões aprovados ao fundo dirigido pelo Banco Pátrio de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Em uma cerimônia no Planalto Palace, o Presidente Luiz Inacio Lula da Silva lembrou as dificuldades em fechar um convénio que cumpriu todas as reivindicações da população da região. O primeiro convénio para ressarcir as vítimas foi assinado em 2016, mas sabia -se que uma renegociação seria necessária contra a dimensão da tragédia.
Segundo Lula, o sindicato fez o provável convénio.
“Foi praticamente há 8 anos, quando chegamos à presidência da República, que as pessoas estavam sendo enganadas, e as pessoas haviam perdido a fé e a esperança de que as coisas aconteçam. E também porque havia pessoas que prometeram coisas que não existiam”.Ele lembrou.
“Mas nós, quando você aprende a negociar e ter responsabilidade, há tempo em que você precisa resolver, há tempo que você precisa escolher. Ou eu recebo o pássaro que estou em mãos ou tento obter dois e tenho algumas. E tivemos um convénio, se não um convénio inimaginável de seu ponto de concorrência e concorrência), foi um convénio fabuloso, porque foi um convénio inimaginável, que foi feito com que muitos concorrentes e ex -concursos), por um convénio, por não ter sido um convénio inimaginável, por um convénio inimaginável de que muitos concorrentes), porque foi um convénio inimaginável.Lula disse.
Sob a responsabilidade do sindicato, por exemplo, na espaço de saúde quase US $ 12 bilhões serão investidos. De convénio com o Ministro da Saúde, Alexandre Padilha, R $ 3,6 bilhões serão executados nos próximos anos e R $ 9 bilhões estarão em segundo projecto para obter renda que será usada em dispêndio.
“Em saúde, a construção de um prédio, um hospital, uma unidade de saúde é muito boa, mas é difícil contratar profissionais, suprimentos, medicamentos, o dispêndio permanente que é calculado.disse.
“Você (Presidente Lula) assumiu a renovação do projecto e, em saúde, colocou seu país, concordou com os estados, municípios e controle social”Ele se lembrava de Padilha.
Com o novo convénio, a Instalação Renova, uma entidade criada em 2016 para dirigir o processo de reparo, mas que foi o objetivo de várias críticas devido à falta de solução para os problemas. A responsabilidade dos casos acumulados no judiciário brasiliano, entre ações coletivas e individuais, que envolvem a tragédia atingiu 85 milénio.
A tragédia humana e ambiental de Mariana ocorreu com o colapso dos rejeitos de mineração liderados por Samarco, uma empresa controlada pelos mineiros Vale, Brasil e BHP Billiton, anglo-australiano. O região de Bento Rodrigues foi totalmente destruído pela limo. 19 pessoas morreram, três desaparecem até hoje e 600 pessoas ficaram sem -teto.
Aproximadamente 40 milhões de metros cúbicos de rejeitos tóxicos foram jogados no meio envolvente, atingindo 49 municípios em Minas Gerais e Espírito Santo. A limo percorreu 663 quilômetros pela Bacia do Rio doze até chegar ao mar da costa de Espírito Santo.
Participação social
Durante o evento, o Secretariado Universal da Presidência também inaugurou os membros do Juízo Federalista para a participação social da bacia de Rio Setentrião e da costa setentrião de Capixaba (CFPS Río Twelve). A escola, que consiste em 36 membros, será responsável por fazer o controle social das obrigações da União do convénio judicial de reparar a barragem e definir os critérios para atribuir os recursos do fundo de participação social.
Oriente fundo possui R $ 5 bilhões para as demandas das comunidades afetadas, usadas em ações de economia popular e solidária; Provisões e segurança nutricional; Instrução popular; tecnologias sociais e ambientais; Promoção do esporte e lazer; Culturas e mídia locais; e resguardo da terreno e do território.
Lula destacou a relevância de controlar as ações a serem desenvolvidas.
“Agora somos, o governo e você, os moradores da região, que estão cuidando dos recursos, e precisamos aplicá -lo da melhor maneira provável, sem permitir qualquer ramal ou tardada nesse numerário”.disse.
Até agosto, o governo recebeu, por meio de um aviso público, registros de movimentos sociais e organizações da sociedade social com um desempenho reconhecido com as populações afetadas. Quatro organizações foram selecionadas sob o status de membros completos e quatro sob o status de membros alternativos, também divididos entre as entidades das minas Gerais e Espírito Santo. Eles terão um procuração de 2 anos.
As entidades selecionadas foram:
-Moist dos afetados pela barragem (mAb-mg)
– Movimento dos trabalhadores rurais da Terreno (MST)
– Fórum permanente em resguardo da bacia do Rio doze
– Associação dos Pescadores de Jacaraípe Instituto
– Federação de trabalhadores rurais e agricultores da família do estado de Espírito Santo (FETAES)
– Diocesan Mithra de Colatina
-Moist dos afetados pela barragem (mAb-es)
Representantes selecionados da sociedade social também foram selecionados, incluindo os detentores e suplentes dos territórios da Bacia de Rio doze e da costa setentrião de Capixaba e membros das comunidades de Quilombola e dos povos tradicionais. O parecer também consistirá em 18 representantes dos ministérios com responsabilidade direta. As reuniões serão pessoalmente e ocorrerão nos próprios territórios.
A Portaria de Instalação da lista de membros foi publicada na quinta -feira (25) no Quotidiano Solene Federalista.
O representante do movimento do movimento de Heider Boza destacou a responsabilidade do grupo com o projecto de recuperação, desenvolvimento e reparo da Bacia do Rio doze.
“Criticamos o processo anterior, que foi realizado por empresas, a Instalação Renova, que não funcionou. E agora, mesmo com os limites que temos juntos, a sociedade social, os afetados, o governo, o repto de fazê -lo”.esses.
“Temos que fazer com que os projetos cheguem às comunidades, alcançamos de uma maneira que o sucesso possa acessar dentro do que é sua verdade, fortalecer as organizações sociais, fortalecer a soberania brasileira e se preocupar não unicamente com números, com resultados que vemos no papel, mas com a verdade”Ele acrescentou.
Comportamento
Dos R $ 1,6 bilhão para ações de saúde, R $ 825,7 milhões irão para 38 municípios de Minas Gerais e dez de Espírito Santo, do projecto de ação de saúde pronto pelos próprios gerentes locais. Desse valor, R $ 562,6 milhões serão aprovados no final deste ano e R $ 263 milhões, em 2026.
51 unidades básicas de saúde (UBS) estão planejadas em 37 municípios; 34 Centros de Cuidados Psicossociais (CAP) em 34 municípios; oito policlínicas em sete municípios; e 11 unidades de atendimento de emergência (UPA) em 11 municípios.
O Ministério da Saúde de R $ 745 milhões se aplicará diretamente à construção de hospitais, unidades de saúde e celulares móveis, muito porquê à compra de veículos e ambulâncias. Com esses recursos, três unidades de referência também serão construídas ao serviço de pessoas expostas a substâncias tóxicas e a uma unidade para monitorar a qualidade da chuva e a resposta aos riscos relacionados ao consumo.
Share this content:
Publicar comentário