Vieira e Rubio dizem que Lula e Trump devem se encontrar em breve
Numa enunciação conjunta, o Ministro das Relações Exteriores do Brasil, Mauro Vieira, o Secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, e o Representante de Transacção dos EUA, Jamieson Greer, relataram que “tiveram discussões muito positivas sobre negócio e questões bilaterais em curso”.
Mauro Vieira e autoridades norte-americanas se reuniram nesta quinta-feira (16) na Lar Branca, em Washington, com foco principal nas tarifas impostas pelos Estados Unidos aos produtos brasileiros.
O expedido diz ainda que as autoridades estão empenhadas em agendar uma reunião entre os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump.
“O secretário Rubio, o emissário Greer e o ministro Mauro Vieira concordaram em colaborar e conduzir discussões em diversas frentes no porvir inesperado, além de estabelecerem uma trajetória de trabalho conjunta. Ambas as partes também concordaram em trabalhar juntas para realizar uma reunião entre o presidente Trump e o presidente Lula o mais rápido provável”diz a nota, publicada em português e inglês.
Nenhuma data ou sítio para o encontro entre os presidentes foi anunciado. Inicialmente, a expectativa era que o encontro acontecesse durante a Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN), na Malásia, no final de outubro.
Porém, uma vez que informou o chanceler brasílico em entrevista a jornalistas, a agenda dos presidentes deve estabelecer o momento mais adequado para a reunião.
O encontro entre Vieira e Rubio marca a retomada do diálogo entre os dois países depois meses de tensão diplomática.
As relações entre Brasil e Estados Unidos passam por um período de instabilidade desde que o governo Trump decidiu impor tarifas de 50% aos produtos brasileiros. A medida foi justificada pela Lar Branca uma vez que resposta a uma suposta “politização” do Judiciário brasílico e à pena do ex-presidente Jair Bolsonaro por tentativa de golpe de Estado.
Além da tarifa, Washington também aplicou sanções financeiras e consulares às autoridades brasileiras, incluindo o ministro do Supremo Tribunal Federalista, Alexandre de Moraes. As ações foram vistas em Brasília uma vez que retaliação política.
O encontro entre Vieira e Rubio é o primeiro encontro de cumeeira nível desde que Trump retomou a Presidência dos Estados Unidos em janeiro. O encontro sinaliza um esforço de aproximação entre os dois países, iniciado depois uma breve conversa entre Lula e Trump durante a Parlamento Universal da Organização das Nações Unidas (ONU), em setembro, em Novidade York.
Share this content:
Publicar comentário