Brasil conquista primeiro ouro nos Jogos Paralímpicos Paris 2024
O nadador Gabriel Araújo conquistou a primeira medalha do Brasil nos Jogos Paralímpicos Paris 2024. Gabrielzinho, uma vez que é chamado, venceu a prova dos 100 metros costas da classe S2 (para atletas com deficiência física grave) e conquistou os quatro pódios da curso. Três deles estiveram nos Jogos Tóquio 2020. O nadador completou o trajectória em 1min53s67 e estabeleceu novo recorde para as Américas.
Nos 100 metros mariposa da classe S14 (para atletas com deficiência intelectual), o nadador Gabriel Bandeira terminou com o bronze na prova masculina. Esta foi a quinta medalha paraolímpica de sua curso.
Antes dele, Andrey Madeira, da classe S9 (para atletas com deficiência física mínima), estreou nos Jogos Paralímpicos com a oitava colocação nos 400 metros livre, com 4min27s25. José Ronaldo da Silva disputou logo os 100 m costas da classe S1, terminando em quarto lugar, mas foi desclassificado por erro na largada.
A primeira medalha do Brasil no tênis de mesa nos Jogos Paralímpicos também está garantida. Cátia Oliveira e Joyce Oliveira (não são parentes) agora podem comemorar pelo menos o bronze na manhã desta quinta-feira (29/8) ao vencer as egípcias Fawzia Elshamy e Ola Soliman nas quartas de final da classe WD5, parcial 11/1. 11/07 e 11/04. Nas semifinais não há disputa pelo terceiro lugar na modalidade. Desta forma, o pódio já está assegurado, mas Cátia e Oliveira, caso superem os sul-coreanos Seo Su Yeon e Yoon Jiu – uma vez que já fizeram há dois meses noutra competição, uma vez que as zebras –, podem progredir para a final e mudar a cor da medalha (foto: Silvio Ávila/CPB)
Carla Azevedo e Marliane Santos também disputaram as quartas de final, mas perderam na estreia para as chinesas Liu Jing e Xue Juan por 3 a 0 com placares de 11/5, 11/4 e 11/2. Classificadas para as semifinais, as chinesas enfrentarão os vencedores do confronto entre as tailandesas Dararat Asayut e Chilchitparyak Bootwansirina e as italianas Michela Brunelli e Giada Rossi.
Gol
A seleção brasileira de goalball feminino fez uma boa estreia ao empatar em 3 a 3 com o Türkiye por 3 a 3. O resultado contra a atual bicampeã olímpica aumentou as esperanças de buscar um pódio inédito no esporte feminino. O Brasil está no Grupo C, com Israel e China, além da Turquia (Foto: Ana Patrícia/CPB).
Na categoria masculina, a seleção brasileira ouro no Japão começou muito e derrotou a França por 8 a 5. André Dantas foi o grande protagonista da partida, com quatro golos, todos na primeira segmento, quando a equipa da vivenda equilibrou muito a partida. . O Brasil está no grupo A, que também inclui Irã e Estados Unidos, rival dos brasileiros nesta sexta-feira (30/80, 04h no horário de Brasília). No dia seguinte será Brasil x Irã, às 12h30.
Para-twaekwndo
María Eduarda Stumpf perdeu na estreia na categoria até 52 kg do para-taekwondo classe 44. A atual campeã Parapan-Americana, começou disputando diretamente nas quartas de final por sua posição no ranking, mas acabou derrotada por 6 a 4 contra o A iraniana Zahra Rahimi. Desta forma, Rahimi enfrentará quem vender a disputa entre a turca Meryem Cavdar e a georgiana Ana Japaridze. O perdedor enfrentará o brasílio na repescagem, na desavença pelo bronze.
Badminton
No grupo D de badminton, classe SL4, o brasílio Rogério Oliveira estreou nos Jogos Paralímpicos com guião para o indiano Tarun Tarun, vencedor mundial em 2013 e 2015, por 2 sets a 0 (21/17 e 21/19). O desportista, porém, fez uma boa partida contra o time quarto posto em Tóquio-2020 e terá o gálico Lucas Mazur, atual vencedor paralímpico, uma vez que próximo rival.
Share this content:
Publicar comentário