Carregando agora

Espírito Santo supera meta de cobertura vacinal para Pneumocócica em 2024

Espírito Santo supera meta de cobertura vacinal para Pneumocócica em 2024

Espírito Santo supera meta de cobertura vacinal para Pneumocócica em 2024

O Espírito Santo superou a meta vernáculo de cobertura vacinal para Pneumocócica 10 Valente (VPC10), atingindo 95,88% de crianças menores de um ano vacinadas com a segunda ração até outubro, segundo dados preliminares do sistema Vacina e Confia. A meta, de 95%, é estipulada pelo Ministério da Saúde. A vacina é uma das dez vacinas prioritárias do calendário fundamental infantil do Projecto Estadual de Saúde.

A VPC10 é aplicada em esquema de duas doses durante o primeiro ano de vida, com pausa mínimo de dois meses entre as doses, e ração de reforço aos 12 meses. A vacina protege contra doenças graves, porquê pneumonia e infecções causadas por Streptococcus pneumoniae.

Com esse resultado, o Estado tem quatro vacinas que superaram a meta vernáculo em 2024, entre elas a Tríplice Viral (95,36%), Rotavírus (93,23%, supra da meta de 90%) e BCG (94,07%, também supra da meta de 90%). ).

A coordenadora do Programa Estadual de Imunização (PEI), Danielle Grillo, destacou o esforço coletivo para atingir a meta: “Temos observado um aumento na adesão das famílias às vacinas de rotina, principalmente as tradicionais do calendário fundamental de vacinação”.

A cobertura das vacinas recentes ainda é baixa
Apesar dos avanços nas vacinas tradicionais, vacinas recentes porquê as da Covid-19 e da Dengue apresentam cobertura aquém das metas recomendadas. A vacina contra a Covid-19, incluída no calendário para crianças de seis meses a menores de cinco anos, registrou somente 4,93% de emprego de primeira ração (D1) e 1,96% de segunda ração (D2) para o público de seis meses a menos de um ano. A meta para esse grupo é de 90%.

A vacina contra Dengue, destinada a crianças de 10 a 14 anos, alcançou 41,72% de cobertura para D1 e 14,97% para D2, também aquém da meta de 90%.

Danielle Grillo apontou a divulgação de informações falsas sobre os imunizantes porquê um dos desafios: “É um fenômeno que estamos verificando, muito por conta das fake news envolvendo vacinas, tanto para a Covid-19 quanto para a Dengue. Mas é importante ressaltar sempre que são vacinas seguras, que passaram por uma série de estudos de segurança e eficiência e, o mais importante, que as vacinas salvam vidas.”

Aproximação às vacinas
As vacinas estão disponíveis nas salas de vacinação das unidades básicas de saúde de todo o Espírito Santo e são administradas gratuitamente, porquê segmento do cronograma de rotina. O Pneumocócico 10 Valente, por exemplo, é forçoso para prevenir complicações graves de saúde em crianças menores de dois anos.

A vacinação contra a Covid-19 e a Dengue continua disponível e as autoridades reforçam a premência de buscar informações confiáveis ​​para prometer a imunização das crianças.

As unidades de saúde funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para vacinação. Aos domingos, haverá postos móveis em Vitória, Vila Velha e Cariacica, das 9h às 14h, em feiras livres e eventos comunitários, com foco no alcance de crianças que ainda não receberam a vacina.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário