‘Ainda Estou Cá’ e Fernanda Torres são indicados a 3 categorias no Oscar 2025
O filme brasílico “Ainda Estou Cá” alcançou um marco histórico nesta quinta-feira (23) ao ser indicado em três categorias no Oscar 2025, incluindo a principal, Melhor Filme. É a primeira vez que uma produção inteiramente pátrio disputa a maior honraria da Liceu de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood. O longa também concorre porquê Melhor Filme Internacional e rendeu a Fernanda Torres uma indicação ao prêmio de Melhor Atriz.
A cerimônia será realizada no dia 2 de março, em Los Angeles, com apresentação de Conan O’Brien.
Dirigido por Walter Salles, “Ainda Estou Cá” é o primeiro longa original da Globoplay e adapta o livro homônimo de Marcelo Rubens Paiva. A obra retrata a transformação de Eunice Paiva, mãe de cinco filhos, que, em seguida o desaparecimento e assassínio do marido, o ex-deputado Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), durante a ditadura militar, se tornou uma das maiores ativistas de Direitos Humanos no Brasil. Fernanda Torres interpreta Eunice na juventude, enquanto Fernanda Montenegro dá vida à personagem em sua vetustez.
O Brasil no Oscar
Com as indicações de “Ainda Estou Cá”, o Brasil soma cinco participações na categoria Melhor Filme Internacional, anteriormente conhecida porquê Melhor Filme Estrangeiro. As produções indicadas anteriormente incluem “O Pagador de Promessas” (1963), “O Quatrilho” (1996), “O Que É Isso, Companheiro?” (1998) e “Medial do Brasil” (1999). No entanto, esta é exclusivamente a segunda vez que um filme brasílico concorre ao prêmio de Melhor Filme, 40 anos em seguida “O Ósculo da Mulher-Aranha” (1985), de Héctor Babenco, filme feito em parceria com a Argentina. É a primeira vez que um filme inteiramente brasílico é indicado a maior categoria da premiação.
Até hoje, o Brasil nunca conquistou uma estatueta no Oscar, apesar de já ter sido indicado em 13 ocasiões, considerando produções nacionais e coproduções com outros países. A primeira indicação brasileira ocorreu em 1960, com “Orfeu Preto”.
Reconhecimento internacional
A performance de Fernanda Torres em “Ainda Estou Cá” tem sido amplamente reconhecida pela sátira internacional. No início de janeiro, a atriz venceu o Mundo de Ouro 2025 na categoria Melhor Atriz em Filme de Drama, marcando a primeira vez que uma brasileira conquista esse prêmio. Durante seu exposição de gratulação, Fernanda dedicou a vitória à sua mãe, Fernanda Montenegro, que havia sido indicada na mesma categoria 25 anos antes por “Medial do Brasil”.
“Quero destinar esse prêmio à minha mãe. Vocês não têm teoria, ela estava cá há 25 anos, e isso é uma prova que a arte dura na vida, até durante momentos difíceis pelos quais a Eunice Paiva passou e com tanto problema hoje em dia no mundo, tanto terror”, disse Fernanda Torres em seu exposição. A atriz também agradeceu ao elenco e à equipe do filme, incluindo Selton Mello e Walter Salles.
Além do Oscar, o filme também está concorrendo ao BAFTA 2025, publicado porquê o “Oscar britânico”, na categoria Melhor Filme em Língua Não-Inglesa, concorrendo com outras produções de destaque porquê “Tudo Que Imaginamos Uma vez que Luz” (Índia), “Emilia Pérez” (França), “Kneecap” (Irlanda) e “A Semente do Fruto Sagrado” (Alemanha). Apesar da indicação do filme, Fernanda Torres não foi selecionada para a categoria de atuação na premiação britânica. A cerimônia do BAFTA será realizada em 16 de fevereiro, apresentada pelo ator escocês David Tennant.
Confira a lista completa de indicados ao Oscar 2025:
Melhor Filme
“Anora”
“O Brutalista”
“Um Completo Ignoto”
“Conclave”
“Duna: Secção 2”
“Emilia Pérez”
“Ainda Estou Cá”
“Nickel Boys”
“A Substância”
“Wicked”
Melhor Direção
Sean Baker por “Anora”
Brady Cobert por “O Brutalista”
James Mangold por “Um Completo Ignoto”
Jacques Audiard por “Emilia Pérez”
Coralie Fargeat por “A Substância”
Melhor Ator
Adrien Brody, por “O Brutalista”
Timothée Chalamet, por “Um Completo Ignoto”
Colman Domingo, por “Sing Sing”
Ralph Fiennes, por “Conclave”
Sebastian Stan, por “O Novel”
Melhor Atriz
Cynthia Erivo, de “Wicked”
Karla Sofía Gascón, de Emilia Pérez
Mikey Madison, por “Anora”
Demi Moore, por “A Substância”
Fernanda Torres, por “Ainda Estou Cá”
Melhor Filme Internacional
“Ainda Estou Cá”
“The Girl with the Needle”
“Emilia Pérez”
“The Seed of the Sacred Fig”
“Flow”
Melhor Ator Coadjuvante
Yura Borisov
Kieran Culkin
Edward Norton
Guy Pearce
Jeremy Strong
Melhor Atriz Coadjuvante
Monica Barbaro, por “Um Completo Ignoto”
Ariana Grande, por “Wicked”
Felicity Jones, por “O Brutalista”
Isabella Rossellini, por “Conclave”
Zoe Saldaña, por “Emilia Pérez”
Melhor Cantiga Original
“El Mal”, de “Emilia Pérez”
“The Journey”, de “The Six Triple Eight”
“Like a Bird”, de “Sing Sing”
“Mi Camino”, de “Emilia Pérez”
“Never Too Late”, de “Elton John: Never Too Late”
Melhor Figurino
“Um Completo Ignoto”
“Conclave”
“Gladiador II”
“Nosferatu”
“Wicked”
Melhor Cabelo e Maquiagem
“Um Varão Dissemelhante”
“Emilia Pérez”
“Nosferatu”
“A Substância”
Melhor Trilha Sonora Original
“O Brutalista”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
“Robô Selvagem”
Melhor Curta-Metragem em Live-Action
“A Lien”
“Anuja”
“I’m Not a Robot”
“The Last Ringir”
“The Man Who Could Not Remain Silent”
Melhor Animação em Curta-Metragem
“Beautiful Men”
“In the Shadow of the Cypress”
“Magic Candies”
“Wander to Wonder”
“Yuck!”
Melhor Roteiro Adequado
“Um Completo Ignoto”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Nickel Boys”
“Sing Sing”
Melhor Documentário
“Black Box Diaries”
“No Other Land”
“Porcelain War”
“Soundtrack to A Coup D’Etat”
“Sugarcane”
Melhor Documentário de Curta-Metragem
“Death By Numbers”
“I am Ready, Warden”
“Incident”
“Instruments of a Beating Heart”
“The Only Girl in the Orchestra”
Melhor Animação
“Flow”
“DivertidaMente 2”
“Memoir of a Snail”
“Wallace e Gromit: Vengeance Most Fowl”
“O Robô Selvagem”
Melhor Design de Produção
“O Brutalista”
“Conclave”
“Duna: Secção 2”
“Nosferatu”
“Wicked”
Melhor Edição
“Anora”
“O Brutalista”
“Conclave”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
Melhor Som
“Um Completo Ignoto”
“Duna: Secção 2”
“Emilia Pérez”
“Wicked”
Melhores Efeitos Visuais
“Alien: Romulus”
“Better Man”
“Duna: Secção 2”
“O Reino do Planeta dos Macacos”
“Wicked”
Melhor Retrato
“O Brutalista”
“Duna: Secção 2”
“Emilia Pérez”
“Maria”
“Nosferatu”
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