Carregando agora

O governo do estado anuncia um investimento de R $ 635 milhões em saúde

O governo do estado anuncia um investimento de R $ 635 milhões em saúde

O governo do estado anuncia um investimento de R $ 635 milhões em saúde

O governador do estado, Renato Casagrande, anunciou, na segunda -feira (10), o investimento de R $ 635 milhões em novos projetos e investimentos no Sistema de Saúde Unificado (SUS) de Espírito Santo nos próximos dois anos. A construção de centros de especialidades odontológicas (CEO) e Centros de Cuidados Psicossociais (CAPs), muito uma vez que a peroração de 108 unidades básicas de saúde (UBS) e a obtenção de novas ambulâncias e veículos de transporte eletivos.

As medidas foram anunciadas na primeira reunião de alinhamento estratégico do governo do estado com prefeitos e gerentes de saúde municipais, realizados no Palácio Anchieta em Vitória. Na idade, a instituição do Meio Integrado de Comando e Controle de Arboviruss também foi anunciada uma vez que uma estratégia de enfrentamento e resposta ao caso crescente, mormente dengue e Oropoche, considerados epidemias em Espírito Santo.

“Avançamos muito na saúde nos últimos anos. Superamos o cenário macróbio de hospitais com pacientes lotados de pacientes. Podemos expor que hoje somos o melhor estado com camas por paciente. Agora estamos trabalhando para resolver a questão das consultas e cirurgias eletivas. Já avançamos com os Teleconsulturas. Continuaremos a construção e reforma das unidades de saúde e apoiaremos a saúde primária, juntamente com a urgência de municípios. Vamos erigir centros de especialidades odontológicas e cuidados psicossociais ”disse o governador Casagrande.

O vice -governador e secretário de Estado de Desenvolvimento, Ricardo Ferraço, falou sobre os investimentos.

“Alguns dias detrás, tivemos uma reunião semelhante com os gerentes municipais na espaço de instrução e agora é a viradela da saúde. Uma sólida parceria com os municípios que permitem que as estruturas de melhoria cuidem das pessoas. Os investimentos anunciados pelos próximos dois anos são muito robustos. Só é provável fazer isso com o governo do estado com contas, equilibrado, referência na gestão fiscal, investir, colocar recursos nas áreas prioritárias ”Ele apontou.

Entre os anúncios está a construção dos Centros de Centros de Especialidade Dental (CEO) e Centros de Cuidados Psicossociais (CAPs), totalizando o investimento de R $ 350 milhões. Além da construção de equipamentos, o estado também investirá na obtenção de móveis. Com essas ações, tem uma vez que objetivo expandir o entrada da população aos serviços odontológicos, muito uma vez que a cobertura da saúde bucal e o reforço da Rede de Cuidados Psicossociais de Capixaba (RAPS).

Dentro dos novos investimentos planejados também estão a obtenção de veículos e ambulâncias eletivos de transporte, muito uma vez que a peroração das 108 unidades de saúde básica (UBS) do Projecto de Atenção da Saúde Primária Decennal (SUS APS+10), pertencente ao componente de infraestrutura do Rede de atenção primária. O início da segunda tempo deste componente inclui a construção de novas unidades e a obtenção de móveis.

Durante o evento, o Secretário de Estado de Saúde, Tyago Hoffmann, apresentou aos gerentes municipais o cenário de parcerias de investimento e dispêndio em 2024, muito uma vez que os trabalhos de realização da SESA.

“Estamos contratando especialidades de volume suficientes para zerar a risco. Sabemos que a risco é dinâmica, novos pacientes entram, mas estamos contratando o suficiente para a demanda deste ano. Temos a exigência de estado e municípios para fazer uma revolução com um serviço especializado muito rápido. Para isso, a telemedicina é uma maneira ”apontou.

A SESA também tem o pedestal dos municípios para a implementação de teleconsulturas em todo o estado.

“Nosso objetivo é reduzir o deslocamento dos pacientes, com o fortalecimento de teleconsulturas e micropolles de saúde. Peço aos municípios que investam em salas de teleconsultura com equipamentos para que possamos proceder com leste serviço. Estamos disponíveis para qualquer incerteza ”disse o secretário.

Leia também: O Serviço de Teleconsões chega aos moradores de 29 municípios no setentrião e noroeste de ES

Também estavam presentes deputados estaduais Toninho da Emater, Denninho Silva e Dr. Bruno Resende; Os Secretários de Estado, Enio Bergoli (cultivação, suprimento, aquicultura e pesca), Maria Emanuela Alves Pedroso (governo) e Guerino Balestrasi (recuperação do Rio Gulosice).

Projecto de ação do arbovírus e implementação do CICC
Durante a reunião, foi anunciada a instalação do Meio Integrado de Comando e Controle de Arbovírus (CICC – Arbovirose). O núcleo pretende coordenar, de maneira integrada e articulada entre o Secretariado da Saúde e outras instituições participantes, as ações de monitoramento, estudo epidemiológica e respostas aos arbovírus em Espírito Santo.

O secretário Tyago Hoffmann listou durante a apresentação as principais razões que levaram o governo do estado a promover essa medida: “Temos o aumento nos casos de dengue em nível vernáculo, além do risco de reintrodução do setoripo 3 da dengue em nosso estado. Já temos mais casos nessas primeiras semanas de 2025, quando comparado a 2024. Em relação a Chikungunya, também prolongamento e Oropoche, concentramos 95% dos casos no Brasil. ”

Coordenado pelo Departamento de Saúde, o CICC será atendido pelo Secretariado da Ensino (Sedu); Secretaria de Cultura, Suprimento, Aquicultura e Pesca (Seag); Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rústico (Incouro); Departamento de Bombeiros Militar do Estado de Espírito Santo; Coordenação do Estado de Proteção e Resguardo Social (CEPDEC); Jones Dos Santos Neves Institute (IJSN); Superintendência do Estado do Ministério da Saúde em Espírito Santo; Recomendação Estadual de Saúde (CES); Collegiate of Municipal Health Secretários de Espírito Santo (Cosems/Es).

Também na apresentação do Projecto de Ação do Arbovírus, Hoffmann anunciou que as atividades de mobilização programadas para ocorrer ainda leste ano, uma vez que a participação no Carnaval Capixaba e a 1ª corrida de mobilização de dengue. Na ocasião, o Secretário falou sobre o estudo sem precedentes a ser realizado em parceria com Seag e a Universidade Federalista de Espírito Santo (UFES) sobre Oropoche e o treinamento e expansão do controle de vetores no estado.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário