Carregando agora

O governo é averiguar a adaptação às mudanças climáticas na reunião de novos prefeitos

O governo é analisar a adaptação às mudanças climáticas na reunião de novos prefeitos

O governo é averiguar a adaptação às mudanças climáticas na reunião de novos prefeitos

O governador de Espírito Santo, Renato Casagrande, participou, na manhã de quinta -feira (12), a reunião de novos prefeitos e prefeitos, promovida pelo governo federalista, em Brasília (DF). Foi um dos falantes do quadro “acelerando a adaptação dos municípios por meio da iniciativa de adaptação e do programa resiliente das cidades verdes”, organizado em associação com o Ministério do Meio Envolvente e Mudança Climática (MMA). Os prefeitos e parlamentares de Capixabas, assim uma vez que os secretários de Estado também estavam presentes.

Casagrande destacou a urgência da ação coordenada entre a União, os Estados e os municípios para enfrentar as mudanças climáticas, o que impactou mormente as populações mais vulneráveis.

“Eventos climáticos extremos, uma vez que fortes chuvas e períodos de seca prolongados, afetam desproporcionalmente as pessoas mais pobres, aumentando as desigualdades sociais. Os objetivos de combater as mudanças climáticas não são unicamente de responsabilidade do governo federalista, mas todas as entidades federativas devem compartilhar. Os municípios precisam produzir seus próprios programas de mudança climática, mesmo que ainda não sejam ótimas iniciativas. Para principiar a comandar esses problemas localmente “O governador disse que ele preside o consórcio Virente Brasil.

O agente Capixaba também falou sobre ações que podem ser implementadas no nível municipal.

“Controle de ocupação do solo, combate a desmatamento ilícito, promoção de vigor renovável e gerenciamento de recursos hídricos. Temos o histórico para nos ajustar às mudanças climáticas, que transmitimos recursos para projetos de adaptação e também para os trabalhos. Agora contratamos a Universidade Federalista de Espírito Santo (UFES) para desenvolver planos de adaptação e redução de riscos em todos os municípios de Espírito Santo “apontou.

Casagrande também citou a relevância da descarbonização e uma vez que o Espírito Santo está implementando um projecto estadual para reduzir as emissões de gases de efeito estufa usando recursos do fundo soberano, que recebe segmento dos recursos da exploração de petróleo e gás procedente. O agente Capixaba enfatizou a premência de financiar a transição energética do setor privado.

Uma iniciativa da Presidência da República, a reunião de novos prefeitos e prefeitos pretende fortalecer o pacto federativo e expandir a participação de municípios em programas e ações do governo federalista. A reunião é apoiada pela Associação Brasileira de Municípios (ABM), pela Confederação Pátrio dos Municípios (CNM) e pela Frente Pátrio dos Prefeitos (FNP).

Durante o quadro, Casagrande assinou o termo adesão estatal à iniciativa de adaptação, que faz segmento do programa resiliente de cidades verdes, coordenado pelo Ministério do Meio Envolvente e Mudança Climática, com o pedestal dos ministérios da ciência, tecnologia e inovação e inovação e cidades. A iniciativa procura fortalecer as políticas de adaptação e resiliência climática, promovendo integração e fala entre governos em todo o país.

Entre as iniciativas planejadas estão: treinamento técnico para planejar a adaptação às mudanças climáticas; Disponibilidade de informações sobre o risco municipal ou regional de mudança climática; Fornecimento de diretrizes metodológicas para a construção de planos de adaptação municipal e regional; Tutoria e disponibilidade de treinamento para a construção de planos de adaptação municipal ou regional; Treinamento técnico para o fortalecimento da governança multinível centrada na integração e monitoramento e avaliação dos planos de adaptação; e diretrizes sobre aproximação a investimentos e financiamento de ações.

Os ministros Jader Rebento (cidades) e Marina Silva (meio envolvente e mudança climática) também participaram do evento; Secretário Pátrio de Mudança Climática, Ana Toni; Vice -adjunto federalista Dr. Victor Linhalis; Secretários de Estado, Felipe Rigoni (Meio Envolvente e Recursos Hídricos) e Maria Emanuela Alves Pedroso (Governo); Além de vários prefeitos de Capixabas, representados pelo Presidente da Associação de Municípios do Estado de Espírito Santo (Amunes), Luciano Pingo.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário