Carregando agora

Governador da Califórnia diz que pouquidade dos EUA na COP30 é um “vazio impressionante”

Governador da Califórnia diz que ausência dos EUA na COP30 é um “vazio impressionante”

Governador da Califórnia diz que pouquidade dos EUA na COP30 é um “vazio impressionante”

O governador da Califórnia, Gavin Newsom, participou nesta segunda-feira (10) de simpósio em São Paulo sobre mercados e sustentabilidade. Filiado ao Partido Democrata e contendor de Trump, o político está no Brasil com planos de participar dos eventos da COP30. Ele criticou a pouquidade de representantes do governo dos EUA na conferência.

“Estou cá (no Brasil) por falta de liderança do governo dos EUA, é um vácuo.

A asserção foi feita durante o Simpósio de Investidores Globais São Paulo 2025, organizado pelo Milken Institute. O evento reuniu investidores e autoridades para discutir alianças em sustentabilidade e inovação, em consonância com a COP30.

“É uma guerra ideológica a nível federalista (na questão ambiental). São os interesses, temos de seguir o quantia. Estamos a duplicar a estupidez nos Estados Unidos, mas não no estado da Califórnia”Newsom disse.

Newsom disse que ficou surpreso com a posição de Trump. “Tenho 4 filhos, não sei o que diabos está acontecendo no meu país. Nem uma única pessoa no governo dos EUA que demonstre saudação por você. Esqueça a política, é desrespeitoso. Estamos no Brasil, um dos nossos maiores parceiros comerciais e uma das grandes democracias do mundo. Há tantas terras raras cá, mas em vez disso, um dedo médio com tarifas de 50%. É vergonhoso.”disse o governador.

Críticas a Trump
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, publicou nas redes sociais neste domingo (9) uma sátira à construção da Avenida Liberdade, estrada que atravessa uma superfície florestal no Pará, estado-sede da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30).

“Devastaram a selva brasileira para edificar uma rodovia de quatro pistas para ambientalistas. Tornou-se um grande escândalo!”escreveu o republicano, referindo-se à Avenida Liberdade, obra que não tem relação direta com a COP 30, segundo o governo brasiliano.

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), respondeu a Trump. “(…) no mínimo, (Trump deveria) seguir o exemplo do Governo do Brasil e investir mais de R$ 1 bilhão para salvar florestas ao volta do mundo. Ainda dá tempo de assinar a COP 30, presidente Trump.Barbalho publicado.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário