Carregando agora

“Se não houver negócio, todos perderemos”, diz presidente da COP30

“Se não houver acordo, todos perderemos”, diz presidente da COP30

“Se não houver negócio, todos perderemos”, diz presidente da COP30

O presidente da COP30, mensageiro André Corrêa do Lago, fez nesta quinta-feira (21) sua enunciação mais enfática desde o início da conferência, em Belém. No meio de uma reta final marcada por negociações estagnadas e por uma pressão crescente sobre questões centrais, uma vez que o financiamento climatológico e os combustíveis fósseis, o diplomata alertou que a falta de consenso seria desastrosa para todos os países.

Corrêa do Lago afirmou que o processo multilateral deve ser preservado e fortalecido. Segundo ele, “Se não chegarmos a um negócio e não implementarmos o que está no Contrato de Paris, todos perderemos”. O mensageiro sublinhou que a lógica de vencedores e perdedores não cabe num regime climatológico construído durante décadas fundamentado na cooperação.

Reconheceu também as dificuldades que marcam a tempo final da COP30.

“Existem desafios muito grandes e é verosímil que algumas das nossas prioridades não avancem uma vez que desejamos”disse ele, destacando que os países devem admitir que o progresso não deve ser interpretado uma vez que conquistas individuais.

Num esforço para desbloquear as negociações, o Presidente da Conferência apelou à geração de um grande grupo de trabalho dirigido exclusivamente a ministros e chefes de delegação. A reunião terá uma vez que objetivo permitir que todas as partes discutam os documentos publicados pela manhã, conversem entre si e tentem caminhar para uma verosímil convergência. “Esta presidência tem sido ocasião e transparente ao longo destes meses e é com esse espírito que convido todos a juntarem-se ao esforço coletivo”disse o mensageiro.

Apesar das dificuldades, Corrêa do Lago finalizou seu oração com uma mensagem de otimismo: “Estou entusiasmado e optimista de que seremos capazes de concluir o Contrato de Paris. Somos mais fortes do que aqueles que dizem que não podemos progredir.”

A expectativa é que o esforço conjunto seja decisivo na definição dos rumos finais da COP30, que entra na sua tempo mais sensível e determinante.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário