Hospital do ES realiza coleta pulmonar em seguida cinco anos sem registrar procedimento
Em seguida cinco anos sem registrar tomada pulmonar, o Hospital Meão do Estado (HEC) voltou a realizar o procedimento nesta quarta-feira (26). Segundo a equipe médica, a tomada pulmonar está entre as mais complexas e menos frequentes. Para facilitar a retirada dos pulmões, uma equipe especializada de São Paulo trabalhou no HEC, em conjunto com a equipe lugar. O Hospital Meão é uma das unidades administradas pela Instauração Estadual de Inovação em Saúde (iNOVA Capixaba).
Mesmo sendo um dos hospitais com maior número de captação de órgãos no Espírito Santo, o HEC não realiza captação de pulmão desde 2019. Nessa operação, além dos pulmões, também foram colhidos córneas, fígado e rins.
A presidente da CIHDOTT do Hospital Meão do Estado, Edneia Kuhn, destacou a preço da ação.
“Uma colheita de pulmão mobiliza intensamente toda a equipe. Sabemos o quanto é difícil encontrar um pulmão adequado para doação e o quanto esse gesto transforma vidas.esses.
Segundo dados do Sistema Pátrio de Transplantes (SNT), 265 pessoas aguardavam transplante de pulmão no Brasil de janeiro deste ano até esta quinta-feira (27), e 87 procedimentos foram realizados no país nesse período.
Share this content:



Publicar comentário