A Farmácia Popular beneficiou mais de 551.000 pessoas em 2024 em Espírito Santo
O popular programa de farmácia agora oferece 100% gratuitamente os 41 itens do catálogo de medicina e insumos de saúde. A expansão representa um marco na política de entrada a medicamentos no Brasil. Em 2024, o programa atingiu o maior número de beneficiários desde 2006, excedendo 24 milhões de pessoas atendidas. Desse totalidade, 551,5 milénio pessoas se beneficiaram em Espírito Santo, superando os 511.000 atendidos em 2022. Até agora, o estado tem 949 farmácias credenciadas espalhadas por 77 municípios Capixabas.
“Estamos fortalecendo o compromisso que nascente governo assumiu com a honra e o bem-estar de nossa população, principalmente pessoas que vivem em regiões de maior vulnerabilidade social. Prometer o entrada gratuito a medicamentos essenciais é uma resposta concreta às necessidades do povo brasílico. A saúde não pode ser um privilégio, é um recta ”destacou o ministro Nisia.
O proclamação da expansão da gratificação de todos os insumos e para todos os brasileiros foi feita pelo ministro Nísia Trindade na última quinta -feira (13), último dia da reunião de novos prefeitos e prefeitos, em Brasília. A partir de agora, todos os brasileiros têm entrada livre a drogas para doenças uma vez que asma, diabetes, hipertensão, osteoporose, parkinson, glaucoma e contraceptivos, muito uma vez que fraldas geriátricas para idosos e pessoas com deficiência.
Pelo menos 1 milhão de pessoas, principalmente os idosos, que anteriormente pagavam co -participação em alguns insumos, mas agora eles removerão tudo de perdão, serão imediatamente beneficiados. Além de fraldas geriátricas, que agora são gratuitas para o público elegível, dapagliflozina – um medicamento usado para tratar o diabetes associado a doenças cardiovasculares – também será oferecido sem nenhum dispêndio.
O ministro destacou a relevância da medida diante do envelhecimento da população e das crescentes demandas por cuidados contínuos.
“As fraldas geriátricas, por exemplo, que agora são fornecidas gratuitamente, garantem economia de até R $ 270 mensalmente para idosos e pessoas com deficiência. Isso significa mais honra para quem mais precisa ”disse o ministro Nisia, acrescentando que Dapagliflozina, por sua vez, representa uma economia de murado de US $ 190 por mês para as famílias.
Segundo o ministro, a expansão do programa representa um símbolo do fortalecimento do SUS e o compromisso com o entrada universal à saúde.
“Sus é a legado do povo brasílico. Expandir a farmácia popular é prometer que a saúde alcance todos sem barreiras financeiras. Essa conquista é o resultado de um esforço coletivo, o diálogo com estados e municípios e uma olhada atenta às necessidades de nossa população ”disse Nisia.
Clique cá e confira a lista completa de 41 agora itens gratuitos.
Share this content:
Publicar comentário