Carregando agora

Argola da unha: o que é e uma vez que tratar!

Anel da unha: o que é e como tratar!

Argola da unha: o que é e uma vez que tratar!

Argola de unha é uma infecção fúngica que pode afetar suas mãos e pregos de pés. Também é chamado de fungo das unhas e onicomicose.

Na maioria dos casos, a infecção é causada por fungos de dermatófitos, uma vez que epidermófono, microsporum e trichophyton, que podem originar micoses em humanos e animais e se fomentar de queratina, a proteína presente na superfície da pele, cabelos e unhas.

Outro tipo de fungo, Candida Albicans, também infecta as unhas, causando uma micose chamada paronia, popularmente conhecida uma vez que Uneiro. A infecção por Candida albicans também é frequente na região vaginal.

Uma vez que você sabe se você tem Anicomicose?
Estes são alguns sinais que podem indicar a onicomicose: o carregamento da borda livre da unha, que geralmente começa nos cantos e cria uma espaço oca onde pode ter concentração de queratina, bactérias e fungos, que adquire cor amarelada ou até esbranquiçada.

A princípio, isso aparece exclusivamente na ponta da unha, mas com o progressão do micose, essa mudança “leva” a unha inteira; Em alguns casos, a unha se torna tão fina que pode ser facilmente removida; Ela também pode quebrar e desmoronar.

Quem pode pegar a micose da unha?
Qualquer pessoa pode contratar esse tipo de micose, mas é mais prevalente de 40 anos, principalmente em idosos, e pessoas com doenças uma vez que cancro e diabetes, que causam imunossupressão, aumentando a vulnerabilidade a infecções por fungos.

Outros fatores que podem propiciar a aspecto do problema: história familiar; microtraums de unhas repetidas (geralmente relacionadas ao esporte); uso prolongado de antibióticos; e lavagem frequente das mãos, à medida que os fungos proliferam na umidade.

O que fazer para evitar o problema?
Uma recomendação muito importante é não compartilhar tesouras, alicates, espátulas, lixa e outros itens em salões de formosura. Se não for provável pegar seu próprio kit, verifique se o estabelecimento esteriliza os instrumentos em uma autoclave e usa materiais descartáveis.

Outros cuidados: Mantenha as unhas curtas, limpas e secas; Use chinelos em lugares úmidos, uma vez que banheiros públicos (da ateneu incluída), saunas e áreas de piscina; Mantenha os pés limpos e secos; Evite o uso prolongado de sapatos fechados; Mudar meias com frequência e evitar os materiais que retêm a umidade – o nylon é um deles.

Uma vez que está o tratamento?
Quando a pessoa acredita que tem micose nas unhas, o primeiro passo é procurar um dermatologista. Ele pode identificar o tipo de fungo que está causando o problema e verificar se não há outras micoses concomitantes – uma vez que o Chilblain, por exemplo.

Estudos mostram que é mais eficiente associar antifúngico lugar (cremes, soluções ou esmalte) e vocal. O tratamento pode resistir de seis meses a um ano, dependendo da velocidade de incremento das unhas. Em alguns casos, a remoção de unhas é indicada para melhorar a absorvência de medicamentos locais.

Respeitar o período de tratamento recomendado pelo médico é muito importante. A melhoria dos sintomas leva algumas pessoas a interromper a medicação porque acreditam que são curadas – o que não é verdadeiro, pois os fungos levam tempo para serem totalmente eliminados. Por esse motivo, não é recomendável usar remédios caseiros.


Revisão técnica: Luiz Antônio Vasconcelos, profissional em clínica médica, medicina interna, cardiologia e ecocardiografia. Ele é cardiologista e médico das unidades de atendimento de emergência e da equipe clínica do hospital Israelita Albert Einstein.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário