Carregando agora

COP30: Lula exige ação climática imediata na Cúpula de Líderes e critica quem “fabrica mentiras”

COP30: Lula exige ação climática imediata na Cúpula de Líderes e critica quem “fabrica mentiras”

COP30: Lula exige ação climática imediata na Cúpula de Líderes e critica quem “fabrica mentiras”

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) falou durante a fenda da Cúpula de Líderes antes da COP30 e destacou a urgência de urgência na ação climática e de políticas públicas e governos se concentrarem nesta questão.

“As forças extremistas fabricam mentiras para obter ganhos eleitorais e aprisionam as gerações futuras num protótipo ultrapassado que perpetua as disparidades sociais e económicas e a degradação ambiental. As rivalidades estratégicas e os conflitos armados desviam a atenção e esgotam os recursos que deveriam ser canalizados para enfrentar o aquecimento global. Entretanto, a janela de oportunidade para obra está a fechar-se rapidamente.”destacou o presidente.

“A COP30 será a COP da verdade. É hora de levar a sério os alertas da ciência. É hora de encarar a verdade e deliberar se teremos ou não a coragem e a mandamento necessárias para transformá-la”Lula disse.

“A humanidade está consciente do impacto das alterações climáticas há mais de 35 anos, desde a publicação do primeiro relatório do IPCC. Mas foram necessárias 28 conferências para que a urgência de deixar os combustíveis fósseis e de travar e virar a desflorestação fosse reconhecida pela primeira vez no Dubai.esses.

Lula acrescentou: “Belém honrará o legado das COPs 28 e 29.”

O presidente destacou ainda que é preciso superar duas lacunas para enfrentar a crise climática: a desconexão entre as discussões que ocorrem nas salas diplomáticas e o mundo real e a falta de estabilidade entre o contexto geopolítico e a urgência da crise climática.

O presidente falou durante a inauguração da Cúpula de Líderes, evento prévio à COP que começa nesta quinta-feira (6), em Belém, no Pará. O encontro, que vai até sexta-feira (7), reúne chefes de estado e líderes mundiais e marca o início político dos debates climáticos.

A Cimeira dos Líderes deverá definir o tom das negociações que terão lugar na COP30 nas próximas duas semanas.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário