Carregando agora

“Cuidar do clima custa menos que a guerra”, diz Lula em oração na COP30

“Cuidar do clima custa menos que a guerra”, diz Lula em discurso na COP30

“Cuidar do clima custa menos que a guerra”, diz Lula em oração na COP30

O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), discursou nesta segunda-feira (10) durante a fenda da COP30, em Belém.

Ele destacou a prestígio de realizar a Cúpula na floresta. “Se os homens que travam a guerra estivessem cá nesta COP, perceberiam que é muito mais barato investir 1,3 biliões de dólares para concluir com o problema climatológico do que investir 2,7 biliões de dólares para travar a guerra uma vez que fizeram no ano pretérito.”esses.

Antes de Lula, falaram também o presidente da COP30, André Corrêa do Lago, além de Simon Stiell, secretário executivo da UNFCCC, dirigente do clima da ONU, e Mukhtar Babayev, presidente da COP29, de Baku.

“A convenção do clima volta à sua terreno natal. Nas próximas duas semanas Belém será a capital do mundo. Levar a COP ao coração da Amazônia foi uma tarefa árdua, mas necessária”disse o presidente.

Foto: Ricardo Stuckert/PR

A COP30 segue até 21 de novembro, em Belém, com representantes de 194 países e da União Europeia.

Durante seu oração, o presidente disse que as mudanças climáticas provocam ainda mais desigualdades. “O aquecimento global poderá repuxar milhões de pessoas para a penúria e a pobreza, fazendo recuar décadas de progresso. A emergência climática é uma crise de desigualdade. A mudança por escolha dá-nos a oportunidade para um horizonte que não seja ditado pela tragédia.”disse o presidente.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário