Dengue: crianças e adolescentes de 10 a 14 permanecem porquê um público no estado
Crianças e adolescentes de 10 a 14 anos continuam sendo um público -alvo da vacina contra a dengue em Espírito Santo, mesmo diante do pregão do Ministério da Saúde (MS), que abriu a possibilidade de vacinação de pessoas de 6 a 16 anos ou mesmo de 4 a 59 anos, com vacinas com data de validade de até dois meses.
De contrato com o coordenador das imunizações estatais e a vigilância de doenças imunopreveníveis, Danielle Grillo, em Espírito Santo, não há vacinas de dengue curta de valores de validade, portanto a mudança não se aplica aos municípios de Espírito Santo.
“O Espírito Santo tem as doses com um período de expiração de mais de seis meses. Atualmente, existem 18.358 doses da vacina em redes frias e salas de vacinação em unidades de saúde. Importante que os pais levem seus filhos para vacinar. A vacinação é gratuita, segura e evita as mortes de dengue nesta tira etária ”Ele disse.
Em 2025, Espírito Santo aguarda uma novidade seção da vacina pelo Ministério da Saúde até a vacinação de primeira e segunda doses de crianças e adolescentes de 10 a 14 anos, indispensável para prometer uma proteção completa contra a doença.
Doses
O Estado recebeu do Ministério da Saúde 196.340 doses de vacina contra dengue, até 26 de dezembro de 2024. No totalidade, foram utilizadas 177.982 doses, o que representa uma taxa de uso de 91%, de contrato com o site da Vacina e Confi. e o sistema de insumos estratégicos do Ministério da Saúde, nesta segunda -feira (17).
O objetivo é vacinar 90% dos 246.651 jovens no estado. No totalidade, 120.171 crianças e adolescentes receberam a primeira ração da vacina, representando 48,7% de cobertura de vacinação. Já 47.337 deles tomaram a segunda ração da vacina, tapume de 19% de cobertura de vacinação. Os dados estão disponíveis no site da Vaccin and Confidence.
Mensagem via SMS
Desde o ano pretérito, o Secretariado da Saúde (SESA) enviou mensagens em telefones celulares via SMS para lembrar os pais de vacinar crianças e adolescentes. Até o momento, 271.616 torpedos foram enviados alertando para aqueles que não receberam a primeira ração ou já podem receber a segunda ração da vacina.
Aproximação Performance de vacinação:
Share this content:
Publicar comentário