Depressão em idosos: profissional aponta sinais de alerta da doença
A depressão é uma requisito de saúde mental que pode afetar pessoas de qualquer idade, mas em idosos muitas vezes pode passar despercebida. Números do IBGE indicam que os idosos compõem o grupo mais afetado pela doença — ela atinge murado de 13% da população entre 60 e 64 anos no país. E isso também está relacionado a questões socioemocionais, uma vez que aposentadoria, perda da capacidade física e verosímil sentimento de “inutilidade” e inadequação. Para a psicóloga Renata Lima, identificar os sinais de depressão em idosos é necessário para proporcionar os cuidados necessários e qualidade de vida.
“A depressão traz consigo uma variedade de sentimentos relacionados à tristeza, irritabilidade, desânimo e baixa autoestima. É muito geral que doenças crônicas, debilitantes e degenerativas causem seu desenvolvimento.”ele destaca.
A profissional explica que é verosímil identificar alguns sinais que podem ser característicos da depressão, e a pessoa que passa a maior secção do tempo com esse idoso deve permanecer atenta.
“Cuidar de idosos vai muito além de prover suas necessidades básicas de saúde, higiene e alimento. Um bom cuidador é aquele que presta atenção às particularidades da pessoa de quem cuida.”ele explica.
Para ajudar você a monitorar os sintomas, cá estão alguns sinais de alerta para ajudar você a saber se um idoso está desenvolvendo depressão:
– Mudança no gosto e no peso: Perda ou proveito de peso significativo pode estar relacionado à depressão. Uma pessoa que repentinamente perde o interesse em comida ou começa a consumir compulsivamente pode estar mostrando um sinal de alerta.
– Distúrbios do sono: Insônia ou sono excessivo são comuns em idosos deprimidos.
– Perda de interesse em atividades: Perder o interesse em atividades que antes eram prazerosas pode ser um sinal da doença.
– Sentimentos de inutilidade ou culpa excessiva: Com a depressão, os idosos muitas vezes se sentem inúteis e culpados por coisas que normalmente não os fariam se sentir assim.
– Irritabilidade ou alterações de humor: Embora a tristeza seja comumente associada ao transtorno depressivo, um estado de humor negativo — caracterizado por impaciência e facilidade de irritação — pode ser um sintoma menos reconhecido, mas significativo, de depressão em adultos mais velhos.
– Problemas de memória e concentração: Idosos com depressão podem parecer confusos e ter dificuldade em lembrar informações, se concentrar em tarefas, tomar decisões ou seguir conversas.
– Tendência ao isolamento social: Quando um adulto mais velho começa a se isolar, isso pode inicialmente parecer uma preferência pessoal.
“Cuidar da saúde mental do idoso é necessário para prometer que ele possa ter uma vida satisfatória. Por isso, é de extrema preço buscar ajuda profissional e ter uma rede de pedestal social, uma vez que a presença de cuidadores que, além de prestarem cuidados, se tornam um gavinha entre o idoso e sua família.”finaliza a franqueada do Padrão Enfermagem, Renata Lima.
Share this content:
Publicar comentário