Dia do Nutricionista: profissionais destacam prestígio da sustento saudável na terceira idade
No dia 31 de agosto é comemorado o Dia do Nutricionista, data dedicada a esses profissionais que são essenciais para promover a saúde e o bem-estar por meio da nutrição. A sustento adequada é necessário em todas as fases da vida, mas se torna consideravelmente mais importante à medida que envelhecemos.
Na terceira idade, uma sustento equilibrada pode influenciar significativamente na qualidade de vida e na prevenção e tratamento de doenças. Nesse sentido, a Secretaria de Saúde (Sesa) parabeniza os profissionais de nutrição e informa a população sobre dicas alimentares que auxiliam não só na promoção da saúde, mas também na melhora da vitalidade e da disposição, permitindo que o quidam aproveite a vida.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são consideradas idosas ou terceira idade as pessoas com 60 anos ou mais. No Espírito Santo, vivem nessa filete etária aproximadamente 632.603 pessoas, o que representa muro de 16,50% da população capixaba (Manadeira: Instituto Brasílio de Geografia e Estatística – IBGE).
À medida que envelhecemos, nossos corpos passam por várias mudanças fisiológicas que podem afetar a nutrição e a saúde universal. Metabolismo mais lento, tamanho muscular reduzida, absorvência alterada de nutrientes e perda de gosto são alguns dos desafios enfrentados por adultos mais velhos.
Diante disso, o trabalho do nutricionista é fundamental para a saúde, aliando cuidados e dicas para uma sustento saudável, equilibrada e balanceada, auxiliando o organização a aspirar os nutrientes necessários, aumentando a pujança e fortalecendo o sistema imunológico, o que pode amenizar esses efeitos, proporcionando uma série de benefícios e melhorando a qualidade de vida.
A nutricionista do Meio Regional de Especialidades (CRE) da Secretaria de Saúde (Sesa), Eliana Ribeiro, ressalta que uma sustento saudável na terceira idade é fundamental para promover a saúde.
“Com o auxílio de um nutricionista e escolhas certas, a sustento saudável na terceira idade se torna uma grande aliada na prevenção e tratamento de doenças, permitindo que o idoso tenha uma vida plena e ativa. Com escolhas alimentares adequadas, é verosímil viver com mais saúde, vitalidade e bem-estar, prevenindo o surgimento de doenças e também auxiliando no tratamento de condições já existentes”, destaca a nutricionista.
Eliana Ribeiro também labareda a atenção para a prestígio do convívio familiar e social para os idosos, para que eles possam ter uma vida saudável e ativa, inclusive no vista intelectual.
“A inclusão e a motivação social dos idosos desempenham um papel crucial na promoção de uma vida saudável e melhores hábitos alimentares. Quando os idosos são incluídos em ambientes sociais ativos e participativos, eles têm maior aproximação a informações sobre nutrição e hábitos saudáveis, além de poderem compartilhar refeições em companhia, o que torna a sustento mais aprazível e menos solitária,” destaca a nutricionista.
Segundo Eliana Ribeiro, participar de atividades em grupo, porquê atividades físicas ou hobbies, porquê rodas de leitura, artesanato, cuidar de um jardim, ler livros, ver filmes, reunir amigos e familiares algumas vezes na semana, montar quebra-cabeças, entre outros, ajuda a combater a depressão e o isolamento, fatores que muitas vezes levam ao negligência com a sustento.
“Por isso, a inclusão social não só enriquece a vida dos idosos, porquê também contribui diretamente para a adoção de hábitos alimentares mais saudáveis, essenciais para o bem-estar físico e mental nesta temporada da vida”, completa Eliana Ribeiro.
As orientações da nutricionista incluem hidratação adequada, consumo de proteínas de qualidade, redução de sal e açúcar e ingestão de víveres ricos em fibras e vitaminas essenciais, porquê cálcio e vitamina D. Essas práticas alimentares não só promovem a longevidade, mas também garantem que os anos sejam vividos com saúde e bem-estar.
Por termo, Ribeiro reforça a prestígio de visitas regulares ao médico, mesmo na falta de sintomas, para monitorar possíveis deficiências nutricionais e doenças crônicas, porquê o diabetes, que pode ser sombrio.
Share this content:
Publicar comentário