Carregando agora

Estado e município unem forças na reconstrução de Muñiz Freire depois potente tempestade

Estado e município unem forças na reconstrução de Muñiz Freire após forte tempestade

Estado e município unem forças na reconstrução de Muñiz Freire depois potente tempestade

O Governo do Estado continua apoiando o município de Muñiz Freire depois as fortes chuvas que atingiram a região na semana passada. Nesta segunda-feira (10), o vice-governador Ricardo Ferraço esteve na cidade para substanciar ações de escora aos moradores e recuperação de estruturas danificadas pelo temporal, além de seguir o trabalho das equipes estaduais que atuam na risca de frente.

“Estamos ajudando o prefeito na reconstrução do município e trabalharemos em conjunto com os empresários que foram fortemente afetados pelas chuvas. Será reservado o escora necessário para restaurar danos e mitigar perdas. Temos diversas frentes estruturadas pelas Secretarias e Órgãos do Governo Estadual para desenvolver ações cá”disse Ricardo Ferraço.

Com a atuação integrada da Resguardo Social Municipal e Estadual, do Corpo de Bombeiros Militar e da Coordenadoria Municipal de Proteção e Resguardo Social (Compdec), a população vem recebendo escora para a reorganização da cidade depois os fortes ventos e saraiva que causaram danos, principalmente na zona rústico.

A tempestade causou danos em vários pontos da cidade, uma vez que na escola municipal que atende muro de 900 alunos. Alguns equipamentos públicos permanecem fechados, incluindo as sedes das secretarias municipais de Cultivação, Meio Envolvente, Turismo e a própria Resguardo Social. Rodovias estaduais e vias urbanas já foram abertas, mas ainda existem estruturas que necessitam de reparos.

O prefeito de Muñiz Freire, Dito Silva, destacou a valor do atendimento às famílias. “É preciso sensibilidade com as pessoas atingidas. Isso foi demonstrado pela ajuda do Governo do Estado e do município, que abraçou a motivo. Trabalhamos juntos dia e noite desde que a tempestade passou”esses.

Atualmente, o município conta com 181 moradores de rua, três moradores de rua e muro de 519 famílias atingidas. Oriente número pode aumentar à medida que os cuidados de saúde e a assistência social avançam nas zonas rurais de difícil entrada.

A Resguardo Social do Estado está apoiando o município na organização de ações de resposta e no preenchimento dos documentos necessários para solicitação de ajuda humanitária. Também foram distribuídos 350 kits dormitório, 100 cestas básicas, 100 kits de limpeza, 100 kits de higiene pessoal, muro de dois milénio azulejos e disponibilizados recursos para obtenção de mais unidades.

A tempestade também causou perdas entre 250 e 300 hectares de lavouras de moca. O Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rústico (Incaper), o Serviço Vernáculo de Aprendizagem Rústico (Senar) e a Prefeitura continuam avaliando a situação. O Ministério da Cultivação, Aprovisionamento, Aquicultura e Pesca (Seag) está definindo ações para concordar a recuperação da produção.

O Ministério do Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) reforça que está pronto para atuar no escora às famílias que podem ser atendidas pelo Cartão de Reconstrução, em diálogo com a Secretaria Municipal de Assistência Social.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário