Furacão Milton ameaço os Estados Unidos e razão preocupação; mais de 1 milhão de pessoas afetadas
O furacão Milton, com força impressionante capaz de atingir categoria máxima em menos de 24 horas, segue para a Flórida e deve atingir a cidade de Tampa na madrugada desta quinta-feira (10). É o terceiro furacão com grande potencial destrutivo a ameaçar os Estados Unidos nos últimos três meses, confirmando as previsões de que 2024 poderá marcar uma das piores temporadas de furacões da história recente.
O fenômeno, que tem ladino rápida intensificação, gera novos alertas sobre a premência de cuidados e evacuações em áreas de risco. Nos últimos meses, o país já foi gravemente afetado por furacões de subida intensidade. Em setembro, o furacão Helene devastou seis estados americanos, deixando mais de 200 mortos, enquanto o furacão Beryl, entre junho e julho, causou enormes danos nas Caraíbas antes de chegar aos Estados Unidos.
O aquecimento dos oceanos é uma preocupação
Estes eventos extremos revelam um padrão crescente de eventos climáticos mais intensos e frequentes, que causaram devastação numa graduação sem precedentes. Segundo os meteorologistas, o aquecimento dos oceanos, mormente do Atlântico Setentrião, e a transição para o maravilha climatológico La Niña, são dois dos principais factores que têm contribuído para a intensidade e frequente formação de furacões.
Os ciclones tropicais, uma vez que são tecnicamente chamados, formam-se em sistemas de baixa pressão atmosférica que giram em torno de um núcleo e são alimentados por ar quente e úmido. Quando esse ar é sugado da superfície do oceano e sobe, forma nuvens de chuva e gera ventos fortes, que caracterizam os furacões.
Águas quentes favorecem a formação de furacões
As águas quentes de regiões próximas ao Equador, uma vez que o Golfo do México, são áreas favoráveis para a formação e intensificação destes ciclones tropicais. Na Flórida, a Fluente do Golfo contribui diretamente para o aumento da força de furacões uma vez que o Milton, que têm grande potencial de devastação. Mais de um milhão de pessoas foram obrigadas a deixar suas casas.
Share this content:
Publicar comentário