Carregando agora

Mais de 90.000 casos de cancro estão diretamente relacionados ao tabagismo, diz o estudo

Mais de 90.000 casos de câncer estão diretamente relacionados ao tabagismo, diz o estudo

Mais de 90.000 casos de cancro estão diretamente relacionados ao tabagismo, diz o estudo

O tabagismo é considerado um dos principais fatores de risco para aumentar os casos de cancro em todo o mundo. Uma novidade projeção, realizada pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO), ressalta que haverá mais de 90.000 casos de doze tipos de cancro diretamente associados aos cigarros no Brasil em 2025.

A pesquisa foi feita a partir de informações do banco de dados do National Cancer Institute (Inca) e da Instalação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

Segundo quem, mais de 8 milhões de pessoas morrem por ano devido ao fumo – murado de 1,2 milhão são vítimas de fumaça passiva.

Embora o cancro de pulmão seja o mais associado à fumaça (90%dos casos são causados ​​pelo tabagismo), estudos epidemiológicos mostram que o hábito também é a motivo do cancro de cavidade vocal (80%) e esofágico (96%).

“Vale a pena recado que o fumo, assim uma vez que outros fatores de risco, não são uma motivo isolada. Na cavidade vocal e cancro de esôfago, por exemplo, o risco é esmerado quando o tabagismo é escoltado pelo consumo de álcool”.Adverte o cirurgião do cancro Rodrigo Promanação Pinho, presidente da Sociedade Brasileira de Cirurgia Oncológica (SBCO).

As estimativas relacionam o fumo a 12 tipos de cancro
A projeção da SBCO estima que haverá 91.285 novos casos para doze tipos de cancro que estarão associados ao tabagismo. Além dos tumores pulmonares, de cavidade vocal e laringe, a pesquisa fornece casos ligados à fumaça para:

  • Cancro de esôfago: Associação de 90%, com 9.891 novos casos ligados ao tabagismo;
  • Cancro de varíola: 70% de associação, com 7.959 novos casos ligados ao tabagismo;
  • Cancro de pâncreas: Associação de 30%, com 3.294 novos casos ligados ao tabagismo;
  • Cancro de fígado: 25% de associação, com 2.675 novos casos ligados ao tabagismo;
  • Cancro cervical: 20% de associação, com 3.402 novos casos ligados ao tabagismo;
  • Cancro de rim: 20% de associação, com 1.330 novos casos ligados ao tabagismo;
  • Leucemia mielóide aguda: 20% de associação, com 500 novos casos ligados ao tabagismo;
  • Cancro de estômago: 20% de associação, com 4.246 novos casos ligados ao tabagismo;
  • Cancro colorretal: 20% de associação, com 9.126 novos casos ligados ao tabagismo.

Pinho alerta sobre o transe não exclusivamente sobre cigarros, mas também de outros dispositivos de fumaça, uma vez que cigarro eletrônico e narguilé.

“Esses produtos também são altamente viciantes e possuem grandes concentrações de nicotina e outras substâncias tóxicas, com o potencial de provocar sérios danos à saúde a médio e longo prazo. A falsa idéia de que são alternativas” menos prejudiciais “é errada e preocupante”.diz.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário