Carregando agora

Os programas de residência do ICEPI completam 5 anos com uma graduação de 114 residentes

Os programas de residência do ICEPI completam 5 anos com uma graduação de 114 residentes

Os programas de residência do ICEPI completam 5 anos com uma graduação de 114 residentes

Em uma cerimônia realizada na segunda -feira (17), 114 residentes se formaram em especialidades no Programa de Residência em Saúde do Instituto Capixaba de Ensino, Pesquisa e Inovação em Saúde (ICEPI).

O evento ocorreu no Palácio de Anchieta, em Vitória, com a presença do governador Renato Casagrande; Vice -governador Ricardo Ferraço; e o Secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann.

O programa faz cinco anos oriente mês. Profissionais especializados em acupuntura, clínica médica, terapia intensiva, medicina familiar e comunitária, psiquiatria, cuidados paliativos, saúde coletiva, saúde familiar e saúde mental para atuar no Sistema de Saúde Unificado (SUS).

“Existem mais 114 residentes treinados em várias especialidades do programa ICEPI e na Secretaria da Saúde. Eles são profissionais residentes na dimensão médica, que fortalecerão o serviço prestado e oferecido por Sus Capixaba em todo o estado. O treinamento contribui para o crescente qualidade de vida do povo de Espírito Santo e para aqueles que precisam de suspensos”. “disse o governador Casagrande.

Os programas de residência promovidos pelo Estado visam qualificar e fortalecer os cuidados de saúde da SUS Capixaba, oferecendo serviços descentralizados em todas as regiões de Espírito Santo.

Os objetivos são promover a qualidade e compreender a integralidade das ações de saúde oferecidas aos usuários por meio de treinamento especializado para profissionais. Em 2024, 102 especialistas foram formados; Em 2023, havia 104 e, em 2022, na primeira classe, havia 103 graduados.

“Nesses anos, o Programa de Residência em Saúde desempenhou um papel importante no treinamento de profissionais altamente treinados comprometidos com a vantagem no atendimento ao paciente. Com a formação desses 114 novos residentes, não exclusivamente investimos no horizonte da saúde, mas também garantimos que esses profissionais estejam preparados para enfrentar os desafios da prática clínica. Essa iniciativa não exclusivamente para fortalecer nosso sistema de saúde, mas também promove a prolongamento da prática clínica. Dedicação e o impacto positivo que estão promovendo em Sus Capixaba ”disse o secretário Tyago Hoffmann.

Os profissionais tinham atividades de experiência e treinamento em hospitais, unidades básicas de saúde (UBS), centros de especialidades regionais (CREs), Centros de Cuidados Psicossociais (CAPs), entre outros serviços de saúde. Nesse processo, eles foram capazes de realizar atividades de vida no SUS, porquê assistência individual, familiar e doméstica, para os usuários, muito porquê a promoção de atividades educacionais sobre prevenção de doenças e qualidade de vida.

Para o diretor do ICEPI, Fabiano Ribeiro, a presença de moradores em todas as regiões do estado representa um lucro de saúde no interno e nos cenários da prática.

“A parceria com municípios, hospitais e outras unidades de saúde é forçoso para o desenvolvimento de programas de residências. As formações são o padrão -ouro e em áreas estratégicas e prioritárias para SUs, formadas por dois ou três anos e com supino padrão ético, técnico, científico e acadêmico, que contribuirão para a melhoria da atendimento à população de capixaba”.comentou.

Conheça as casas
Os programas de residência de saúde da ICEPI são treinamento de serviços para profissionais de saúde com o principal objetivo de especialistas em treinamento em áreas estratégicas e promover os cuidados de saúde SUS Capixaba.

Os programas são descentralizados e internalizados, com cenários de prática que fazem segmento das redes de saúde municipais, estaduais e federais. Em 2025, o instituto iniciou a residência médica em neurologia. Ao todo, existem nove residências médicas e oito residências multiplacionionais.

A psicóloga Barbara Brandão concluiu a residência multiprofissional em saúde mental e relata que o treinamento levou ao desenvolvimento de habilidades e habilidades.

“Durante esses últimos dois anos, tive o poder de desenvolver habilidades pessoais intrínsecas à minha conduta profissional. Ser residente me permitiu, além do sítio de aprendizagem, mudar um espaço, chamado cenário de prática, exclusivamente com minha presença. Trata -se de aprender a mourejar com desafios e obstáculos, desenvolver resiliência e encontrar soluções criativas para problemas complexos”.relatado.

Saiba mais sobre o ICEPI. Aproximação:

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário