Portal Integra Saúde Capixaba completa um ano de inovação e integração de dados no SUS
Nesta quinta-feira (06), o portal de integração da Rede Estadual de Dados em Saúde (REDS), Integra Saúde Capixaba, completa um ano de funcionamento, consolidando-se porquê uma das principais ferramentas digitais do Sistema Único de Saúde (SUS) do Espírito Santo. A plataforma, desenvolvida pela Secretaria de Saúde (Sesa), tem porquê objetivo integrar informações assistenciais e administrativas da rede pública, ampliando o entrada dos cidadãos aos seus dados de saúde e fortalecendo a gestão baseada em evidências.
Em seu primeiro ano de operação, a Integra Saúde Capixaba vem se consolidando porquê uma grande centralizadora de serviços e dados para pacientes usuários do SUS no Espírito Santo. O banco de dados tem contribuído para o planejamento de políticas públicas, monitoramento de indicadores e melhoria da qualidade da assistência em todas as regiões do Estado.
Por meio do Integra Saúde Capixaba, o cidadão pode acessar informações sobre consultas, exames, internações, histórico de vacinações aplicadas e previsão de próximas doses, incluindo medicamentos e fórmulas, além de escoltar a evolução de seu prontuário eletrônico na rede SUS.
No portal, o cidadão também tem entrada a informações sobre exames especializados, exames laboratoriais GAL/LACEN, cirurgias e internações. A utensílio também está integrada à Atenção Primária à Saúde (APS) especializada e permite que as equipes de saúde tenham uma visão completa e atualizada do paciente, incluindo dados sobre o uso de medicamentos, o que torna o atendimento mais eficiente e humanizado.
O secretário de Estado da Saúde, Tyago Hoffmann, destaca a valimento da utensílio para a modernização da gestão da saúde pública. “O Integra Saúde Capixaba representa um progressão significativo na forma porquê o Espírito Santo utiliza os dados em prol das pessoas. É uma utensílio que aproxima a tecnologia das pessoas e contribui para um atendimento mais eficiente e resolutivo.esses.
Hoffmann também reforça a valimento da atualização do cadastro dos usuários do SUS, fundamental para o bom funcionamento do sistema. “Manter os dados atualizados é fundamental para que o cidadão possa usufruir de todos os serviços disponíveis, porquê agendamento de consultas e seguimento de exames. Essa atualização fortalece a rede e permite ao Estado planejar melhor as ações de saúde em cada território, estruturando da melhor forma as oportunidades de atendimento ao cidadão”ele acrescentou.
Além de fortalecer a transparência na gestão, o banco de dados tem auxiliado no desenvolvimento de políticas públicas, no monitoramento de indicadores e na melhoria contínua da assistência prestada em todas as regiões do Espírito Santo.
O gerente de Tecnologia da Informação (TI) da Sesa, Marcio Merçon de Vargas, destaca a valimento do projeto Integra para a melhoria da gestão e o fortalecimento da saúde do cidadão. Para Vargas, a iniciativa representa um progressão significativo na consolidação de dados e na oferta de serviços digitais voltados à população capixaba.
“O projeto procura ser um grande agregador de dados do cidadão, o que viabiliza uma série de serviços, porquê histórico do paciente e risco de vida que, além de estribar a perenidade do zelo, também nos dá a possibilidade de gerar muitas informações tanto para gestão, órgãos de controle, pesquisadores, buscando ampliar a capacidade do Integra, estamos trabalhando na interoperabilidade dos nossos dados REDS com o Portal Inteligente do Governo do Estado do Espírito. cada perfil de usuário”explicou o gerente.
Atualização cadastral no Sistema Único de Saúde – SUS
Manter os dados de contato atualizados é uma ação simples, mas fundamental para o Sistema Único de Saúde (SUS). Esta informação permite que os serviços de saúde contactem os cidadãos para agendar e confirmar consultas, exames e procedimentos.
Com a plataforma Integra Saúde Capixaba essa atualização ficou muito mais prática e contínua. O cidadão pode revisar ou modificar seus dados sempre que necessário, de forma rápida e prática, tanto pelo celular quanto pelo computador.
Anteriormente, essa atualização só poderia ser feita presencialmente, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS). Agora, o processo está mais expediente e conseguível, fortalecendo a informação com o usuário e tornando o atendimento mais eficiente.
O entrada para matrícula é feito pelo site: integra.saude.es.gov.br
Ao atualizar o cadastro no Integra Saúde Capixaba, os dados do cidadão são maquinalmente compartilhados com a Plataforma de Regulação Estadual, integrando informações sobre consultas e exames especializados, cirurgias eletivas e solicitações de leitos hospitalares. Dessa forma, o sistema passou a relatar com um prontuário unificado de pacientes em toda a rede estadual.
Share this content:



Publicar comentário