Lucas Scaramussa, Franco Fiorot e vereadores prestam juramento em Linhares
Lucas Scaramussa (Podemos), tomou posse para seu primeiro procuração (2025-2028), junto com o vice-prefeito eleito, Franco Fiorot (União), na tarde desta quarta-feira (1º). A Sessão Solene, realizada no auditório da Escola Estadual Emir de Macedo Gomes, também oficializou o início do procuração do 17 vereadores eleitos em outubro de 2024.
O vereador Caio Ferraz (Podemos), por ser o mais votado, presidiu a Sessão, conforme determina o Regimento Interno da Câmara Municipal. Durante o evento também foi anunciada secção da equipe de secretariado.
A sessão começou com a fala do vereador Professor Antônio César (União), que representou a novidade legislatura. Ele destacou a variedade e a responsabilidade dos escolhidos para refletir os anseios da população de Linhares.
“A riqueza de Linhares é a sua gente. “Somos nós.” afirmou, reforçando a urgência de políticas públicas que priorizem os mais vulneráveis. Ele também destacou a valia de quebrar ciclos de exclusão, “dando-lhes a capacidade de quebrar individualmente os ciclos de exploração e empobrecimento que assolam as suas vidas”.
Em seu exposição de posse, Lucas enfatizou os dois principais desafios que enfrentará no início de sua gestão: a retomada do diálogo com a cidade e o protagonismo cidadão.
“Sem vingança, sem cicatrizes, mas em sossego e ansiosos para servir! Assim, caminhando ao lado de todos vocês, respeitando todas as formas de pensar, cumpriremos o Projecto de Governo que o povo de Linhares escolheu para a cidade”, disse o prefeito eleito.
Lucas destacou que o principal repto no primeiro ano de gestão será provar e solidificar, por meio de atos concretos, o compromisso de dialogar com os servidores públicos, com a sociedade social, com os profissionais de saúde, com os residentes, com os professores, com todos que convivem, amam e convive na cidade.
O prefeito eleito também fez um apelo aos vereadores que tomaram posse para trabalharem de forma colaborativa “Estou absolutamente esperançoso de que com a ajuda dos nossos vereadores teremos sucesso. Nosso compromisso é com cada cidadão desta cidade que confiou seu voto no projeto que apresentamos a Linhares. Você precisa olhar para frente. Porque tenho certeza de que tempos de sossego e paridade virão”, ele concluiu.
Em seu exposição, Franco Fiorot disse que é um dia que ficará marcado em sua memória quando tomar posse porquê vice-prefeito da cidade onde nasceu, cresceu, estudou, se formou, constituiu família e dedica sua vida profissional. .
Franco destacou que a missão que assume hoje é agir com empatia para cuidar das pessoas. “Tem muita gente chorando lá fora e que precisa do esforço do serviço público. E esse pranto tem que nos incomodar, o pranto de alguém tem que nos incomodar. Não podemos nos avezar com o pranto dos outros, com a dor da cidade. “É preciso agir com empatia”, falar.
O vice-prefeito destacou que o Projecto de Governo construído em diálogo com a sociedade está muito conectado ao cidadão. “A sociedade exige novos hábitos e novas práticas na gestão pública. E é seguindo nascente Projecto que realizaremos as nossas ações diárias para inferir resultados que melhorem a vida dos nossos cidadãos. E construiremos isso com todos aqueles que querem ajudar e colaborar”, ele concluiu.
Governador comenta início de novos mandatos
O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), comentou o início de uma novidade lanço para os municípios capixabas com a posse dos novos prefeitos e vereadores eleitos no ano pretérito. Em nota solene, expressou otimismo em relação ao trabalho dos novos dirigentes municipais e reafirmou o compromisso do governo do estado em concordar as administrações locais.
“Hoje, 1º de janeiro de 2025, marcamos o início de uma novidade jornada para nossos municípios! Que os novos líderes trabalhem incansavelmente pelo bem-estar das suas comunidades!” ele afirmou.
O governador também destacou a disposição do governo do estado em colaborar diretamente com os 78 municípios capixabas. “O governo capixaba está à disposição de todos vocês para ajudar a cuidar da vida de cada capixaba em cada um dos 78 municípios.”
Enviado da secretaria
Durante a solenidade, Franco Fiorot anunciou os nomes dos secretários e diretores escolhidos para comandar alguns órgãos municipais. Cá está a lista:
Secretário de Governo: Rodrigo Campello (interino)
Departamento de Cultura: Rafael Breda Buffon
Secretária de Assistência Social: Geovana Pádua Gobbo Marinot
Ministério da Cultura e Turismo: Marcelo Rigoni
Secretaria de Desenvolvimento Econômico: Franco Fiorot (União)
Secretaria de Desenvolvimento Urbano: Pauliana Mantovani
Departamento de Ensino: Rosinéia Bergamaschi
Secretaria de Governo (Encarregado de Lar Social): Rodrigo Campello
Secretaria de Meio Envolvente: Thiago Magalhães
Secretaria de Modernização da Gestão: João Carlos Souza Fruto
Secretaria de Obras e Serviços Urbanos: Saulo Deambrozi
Departamento de Saúde: Fablo Gabriel Dobrovolsky
Ministério da Segurança Pública: Eduardo Costa Preto
Controlador Universal: Jardel Magnago (interino)
Procurador-geral: Adalberto Andreata
Diretor Presidente da Ipasli: Euvan salvador fruto
CEO da HGL: Alejandro Marin
Novidade diretoria
Em seguida o evento, os vereadores, já empossados, dirigiram-se à Câmara Municipal, onde ocorreu a eleição da Mesa Diretora. O Tela 1 venceu com 12 votos e foi formado por:
– Presidente: Roninho Passos (Podemos).
– vice-presidente: Yupi Silva (PSB).
– 1º Secretário: Kelley Bonicenha (PSDB).
– 2º secretário: Sargento Romanha (PL).
Share this content:
Publicar comentário