Carregando agora

Lula começa a visitante solene ao Japão para fortalecer as relações comerciais e diplomáticas.

Lula começa a visita oficial ao Japão para fortalecer as relações comerciais e diplomáticas.

Lula começa a visitante solene ao Japão para fortalecer as relações comerciais e diplomáticas.

O Presidente Luiz Inacio da Silva (PT) desembarcou em Tóquio, Japão, na noite de domingo (23), em Brasília, para uma visitante solene que inclui reuniões com autoridades e empresários japoneses. A agenda estabelece a assinatura de acordos e discussões comerciais sobre associações estratégicas. Lula é acompanhada pelos presidentes da Câmara de Deputados, Hugo Motta (Republicons-PB) e o Senado, David Alcolamporta (Union-AP), muito uma vez que ex-presidentes de casas e ministros legislativos.

A visitante de Lula ao Japão pretende expandir associações comerciais e substanciar os laços diplomáticos entre os dois países. O Brasil e o Japão mantêm uma associação estratégica e global desde 2014 e celebraram, até 2025, os 130 anos de relações diplomáticas.

Durante sua estadia em Tóquio, Lula será recebido pelo imperador Naruhito e pela Imperatriz Masako, além de realizar uma reunião de trabalho com o primeiro -ministro Shigeru Ishiba. O programa inclui um evento mercantil no novo hotel Otani, organizado por Itamaraty com o espeque da Confederação Vernáculo da Indústria (CNI), com a presença de 500 empreendedores brasileiros e japoneses. Setores uma vez que agronegócio, pujança, aço e tecnologia estão entre as filmagens da reunião.

O governo brasílico procura expandir as exportações para o Japão, principalmente mesocarpo bovina e mesocarpo de porco. De concordância com o emissário Eduardo Saboia, secretário da Ásia e Pacífico do Ministério das Relações Exteriores, “o Japão é um parceiro estratégico e procuramos continuar nas relações econômicas, incluindo a discussão entre Mergosur e Japão”. Em 2024, o Brasil registrou uma troca de US $ 11 bilhões no Japão, com um excesso de US $ 146,8 milhões.

Jorge Viana, presidente da Apexbrasil, enfatizou que a visitante pode resultar em “Novos acordos comerciais e expansão do mercado para empresas brasileiras e japonesas”. O relacionamento bilateral também abrange áreas uma vez que ciência, tecnologia e inovação, energias renováveis ​​e descarbonização.

Encontro com parlamentares brasileiros
Lula também aproveitará a viagem para discutir com os presidentes da Câmara dos Deputados e questões prioritárias do Senado para o governo no Congresso. O presidente procura fortalecer alianças para assinar medidas uma vez que o projeto para isenção de imposto de renda para aqueles que ganham até R $ 5.000 e a medida provisória que cria uma risca de empréstimos para folha de pagamento para trabalhadores do setor privado.

Visitante ao Vietnã
Depois o cronograma no Japão, Lula viajará para Hanói, Vietnã, onde permanecerá entre 27 e 29 de março. O objetivo é aprofundar a associação estratégica entre países, estabelecida em novembro de 2024. O Vietnã é um dos principais destinos das exportações do agronegócio brasílico, e os dois países registraram uma troca mercantil de US $ 7,7 bilhões em 2024.

O retorno de Lula ao Brasil está programado para sábado (29), em seguida o compromisso de compromissos oficiais na Ásia.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário