Lula diz que não governa se não estiver no STF: “Todo macaco em seu ramo”
Ao comentar sobre a decisão de acionar a Suprema Golpe (STF) de solicitar a validação do decreto que aumenta a coleta do IOF (imposto sobre operações financeiras), o presidente Luiz Inacio Lula da Silva (PT) disse quarta -feira que não pode governar se não recorrer à Suprema Golpe.
“Se eu não recorrer para o judiciário, se não for ao Supremo Tribunal … isto é, não tenho mais um governo, rosto. Todos os macacos em seu ramo. Ele (o Congresso Vernáculo) Legislados, eu governo, sabe?”O Petista disse em entrevista à TV Bahia.
Ao derrotar o governo, o Congresso Vernáculo revogou o decreto do executivo sobre o aumento da IFI na semana passada. A governo federalista, por meio da AGU (Procurador -Universal da União), chamou a Suprema Golpe na terça -feira (1ª) por meio de um ADC (ação declarativa da constitucionalidade) para tentar volver a situação.
Na avaliação de Lula, houve “Pressão de Betts, Fintechs, o sistema financeiro” para a derrubada do decreto, que poderia gerar até US $ 10 bilhões em cobranças no final deste ano.
“Os dados concretos são que os interesses dos poucos prevaleceram na câmara e no Senado, o que parece contra-senso. E olhe, sou um rosto grato ao Congresso, não sou um rosto que tem uma rivalidade com o Congresso, que aprovou muitas coisas que queríamos”.O Petista declarou na entrevista de hoje.
Segundo Lula, o Congresso teria cometido um “erro” ao quebrar um contrato entre o governo e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicons-PB) e o Senado, David Alcolumba (Union-AP). Naquela idade, o Ministro das Finanças, Fernando Haddad, proposto uma vez que uma selecção ao decreto de Iof tributar mais apostas e desenlace da isenção de impostos de renda para valores de investimento, uma vez que LCIs (Cartas imobiliárias) e LCA (Cartas de Crédito do Agroness).
“O erro, na minha opinião, foi a violação de um contrato que havia sido feito à meia -noite de domingo na Câmara do Presidente Hugo Motta. Havia vários ministros, vários deputados. Companheiro Fernando Haddad, com sua equipe, realizou o contrato no domingo”.Ele se lembrou do diretor executivo.
O presidente, que é cumprido em Bay nesta manhã e viaja para a Argentina à tarde para participar da Cúpula do Mercosur, disse que pretende encontrar Hugo e Alcolumba para discutir a questão do IOF.
“Quando eu voltar, falarei em silêncio com Hugo Motta, conversarei com David Alcolaga e voltaremos à normalidade política daquele país”.O agente concluiu.
Share this content:
Publicar comentário