O STF eleito Edson Fachin uma vez que um novo presidente nesta quarta -feira
O Supremo Tribunal (STF) escolherá o ministro Edson Fachin na quarta-feira uma vez que o novo presidente do Tribunal de Governo de 2025-2027. Alexandre de Moraes será vício.
A escolha do Supremo é simbólica e segue uma ordem de rotação da antiguidade no tribunal. Fachin acontece com o ministro Luis Roberto Barroso.
De conformidade com as regras de procedimento da Suprema Namoro, o plenário deve escolher os novos líderes na segunda sessão ordinária do mês anterior no final do período atual do presidente.
A votação segue a tradição de escolher o mais velho ministro do Tribunal que ainda não ocupou a presidência.
Além de ser o presidente da Suprema Namoro, o ministro assume o comando do CNJ (Parecer Pátrio de Justiça) e se torna a representação do exemplo supremo do judiciário no país.
Edson Fachin foi nomeado para o STF pelo portanto presidente Dilma Rousseff (PT) e assumiu o missão no tribunal em 16 de junho de 2015.
Fachin tem 67 anos e nasceu em Rondinha (RS). Professor completo de recta social na UFPR (Universidade Federalista de Paraná), também se formou em recta na mesma universidade.
O ministro possui um mestrado e um doutorado, também em Recta Social da PUC-SP (Universidade Católica Pontificadora de São Paulo) e pós-doutorado no Canadá.
Share this content:
Publicar comentário