Carregando agora

O INSS recebe pedidos de pensão peculiar e indenização às vítimas de zika

O INSS recebe pedidos de pensão especial e indenização às vítimas de zika

O INSS recebe pedidos de pensão peculiar e indenização às vítimas de zika

O Instituto Vernáculo de Seguridade Social (INSS) começou a receber pedidos de pensão e ressarcimento especiais de vida útil para pessoas com deficiências permanentes devido à síndrome congênita causada pela infecção pelo vírus zika durante a gravidez.

O representante lícito da pessoa nessa situação deve fazer a solicitação virtualmente através do aplicativo traste, meus inss ou meu site do INSS. O INSs avisa que não é necessário participar de uma dependência física, exceto se houver um pedido para a própria dependência.

A medida está em conformidade com a Lei nº 15.156/2025, que garante o recta à pensão peculiar e ressarcimento por danos morais a esse grupo.

Valores
A ressarcimento por danos morais será paga em uma única parcela, no valor de R $ 50 milénio, atualizado até a data de pagamento pela variação do Índice Vernáculo de Preços ao Consumidor (INPC).

A pensão peculiar e vitalícia será paga mensalmente no valor equivalente ao salário de favor mais cumeeira do Esquema Universal da Seguridade Social (RGPS), atualmente, a R $ 8.157,41.

A pensão peculiar está isenta de imposto de renda e ganhos de qualquer tipo.

Em dezembro de cada ano, aqueles que recebem a pensão peculiar devido à síndrome do zika congênita também têm recta a um subvenção anual. Na prática, é um tipo de 13º salário e será fundamentado na quantidade de renda mensal do favor.

Documento
No processo de solicitação, a pessoa responsável por essa petiz com deficiência deve apensar o documento de identificação e registro dos indivíduos (CPF) dos deficientes e de seu representante lícito, muito uma vez que um relatório médico emitido por um juízo médico, público ou privado, responsável pelo monitoramento do paciente.

Ao enviar os documentos, é importante especificar o tipo de aplicativo (parcela única e/ou pensão peculiar). Todas as solicitações estão sujeitas à estudo da experiência médica da Seguridade Social, que analisará os relatórios e outros documentos apresentados.

Os pedidos já feitos levante ano também serão aceitos. O INSS esclarece que essas solicitações, feitas com base na medida provisória nº 1.287/2024 ou na Lei nº 13.985/2020, não precisam ser refeito, pois serão válidas de congraçamento com a Lei nº 15.156.

Outros benefícios
A pensão peculiar devido a pessoas com síndrome de zika congênita pode ser acumulada com o favor de favor contínuo (BPC), no valor mensal de um salário mínimo (R $ 1.518, em 2025), muito uma vez que benefícios do Seguro Social, também equivalente a um salário mínimo.

No entanto, no caso de ressarcimento, é proibido o acúmulo da pensão peculiar com ressarcimento judicial que pode ser paga pelo sindicato. Caso contrário, o guardião lícito para os deficientes escolherá uma das indenizações, pois não pode apinhar ambos.

Síndrome do zika
Uma infecção congênita ocorre quando um vírus é transmitido da mãe para o feto durante a gravidez.

No caso específico da síndrome do zika congênito, a infecção causou o promanação de bebês com microcefalia – redução no tamanho da cabeça. Entre as principais consequências estão um conjunto de anomalias que podem incluir alterações visuais, auditivas e neuropsicomotoras.

No Brasil, os primeiros casos de infecção pelo vírus zika foram identificados no Brasil em 2015, mormente no nordeste. A epidemia de vírus Zika atingiu o Brasil entre 2015 e 2016.

nascente da materia

Share this content:

Publicar comentário