Carregando agora

A penúria é mana da guerra, diz Lula no Fórum Mundial de Sustento

A fome é irmã da guerra, diz Lula no Fórum Mundial de Alimentação

A penúria é mana da guerra, diz Lula no Fórum Mundial de Sustento

Participando da inauguração do Fórum Mundial de Sustento, em Roma, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta segunda-feira (13) que “a penúria é mana da guerra”. “Seja com armas e bombas ou com tarifas e subsídios”.

“Os conflitos armados, para além do sofrimento humano e da ruína de infra-estruturas, perturbam as cadeias alimentares e de factores de produção. As barreiras e as políticas proteccionistas nos países ricos perturbam a produção agrícola no mundo em desenvolvimento.”

“Da tragédia de Gaza à paralisia da Organização Mundial do Negócio, a penúria tornou-se sinónimo do desabrigo das normas e instituições multilaterais”acrescentou o presidente brasiliano em seu exposição.

Multilateralismo
Lula também comentou sobre o 80º natalício da Organização das Nações Unidas para Lavradio e Sustento (FAO) e seu trabalho junto ao Programa Mundial de Vitualhas e ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola.

“Não há incerteza de que o mundo seria um lugar pior sem o multilateralismo”esses. “Graças à FAO, cada vez mais países reconheceram o recta à alimento nas suas legislações”completo.

O presidente lembrou que, há 10 anos, participou das comemorações dos 70 anos da entidade. “Muitas coisas mudaram neste período. Vivíamos logo a emoção de usar a agenda 2030. O mundo tinha-se unificado em torno de objectivos comuns e caminhava em direcção a um horizonte promissor”.

“Hoje, tanto a nossa capacidade de agir colectivamente uma vez que o optimismo que nos animava estão abalados. Os desafios aprofundaram-se, mas não temos outra escolha senão persistir. Enquanto houver penúria, a FAO continuará a ser indispensável.”

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário