Carregando agora

Na COP30, governo do ES lança novidade plataforma sobre alterações climáticas

Na COP30, governo do ES lança nova plataforma sobre alterações climáticas

Na COP30, governo do ES lança novidade plataforma sobre alterações climáticas

O Governador do Estado, Renato Casagrande, iniciou, nesta segunda-feira (10), a participação do Espírito Santo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), com o lançamento da plataforma do dedo do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas (PCMC), disponível em: O novo meio reúne, em um único envolvente, as ações, projetos e iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado no combate à crise climática.

“Por meio da plataforma do dedo, cidadãos, pesquisadores, jornalistas e todos os interessados ​​poderão seguir de forma transparente as ações e metas traçadas para 2050 dentro do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. É um espaço que reforça a nossa governança climática e a responsabilidade do Espírito Santo com esta agenda”destacou o governador.

A plataforma está estruturada em áreas temáticas: Projecto Estadual de Descarbonização (NetZeroES 2050), Projecto Estadual de Adaptação (Adapta-ES) e Atlas Climatológico do Espírito Santo. O Meio Envolvente também funcionará uma vez que repositório solene do PCMC, coletando informações sobre iniciativas governamentais, alianças institucionais, resultados e indicadores, fortalecendo a transparência e a gestão integrada da política climática estadual.

O lançamento ocorreu durante a participação de Casagrande no quadro “Governança climática participativa – A valor da ação vertical para saber as NDCs”promovido pela Associação Brasileira das Entidades Ambientais Estaduais (Abema). O governador compartilhou as experiências do Espírito Santo na coordenação federativa e na implementação de políticas estruturantes de adaptação e mitigação.

Ainda no primeiro dia das agendas da COP30, o governador participou da plenária de início, com a presença do presidente Lula e autoridades de diversos países. Ele portanto participou do quadro “Transição energética e transportes sustentáveis: o caminho para a mobilidade de plebeu carbono”organizado pela Global Renewables Alliance, que abordou a integração entre bioenergia, transporte, agronegócio, biocombustíveis avançados e eletrificação.

No final da tarde, Casagrande esteve no quadro “Governação ambiental: políticas de controlo de emissões e resposta às alterações climáticas”realizado no estande da Confederação Pátrio da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Abema.

Esta é a quinta Conferência dos Partidos sobre o Clima da ONU em que Casagrande participa uma vez que governador e uma vez que presidente do Consórcio Brasil Verdejante, movimento que faz secção da coalizão Governadores pelo Clima. O presidente já esteve presente na COP26 (Glasgow, Escócia), COP27 (Sharm el-Sheikh, Egito), COP28 (Dubai, Emirados Árabes Unidos) e COP29 (Baku, Azerbaijão).

“A COP é o espaço onde os líderes nacionais assumem compromissos, mas são os estados e municípios que transformam esses compromissos em políticas concretas. Por isso, a nossa participação é fundamental: para apresentar resultados, proteger investimentos e aprender com experiências de outros territórios”afirmou o governador, que permanecerá na COP30 até quinta-feira (13).

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário