Na COP30, governo do ES lança novidade plataforma sobre alterações climáticas
O Governador do Estado, Renato Casagrande, iniciou, nesta segunda-feira (10), a participação do Espírito Santo na Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), com o lançamento da plataforma do dedo do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas (PCMC), disponível em: O novo meio reúne, em um único envolvente, as ações, projetos e iniciativas desenvolvidas pelo Governo do Estado no combate à crise climática.
“Por meio da plataforma do dedo, cidadãos, pesquisadores, jornalistas e todos os interessados poderão seguir de forma transparente as ações e metas traçadas para 2050 dentro do Programa Capixaba de Mudanças Climáticas. É um espaço que reforça a nossa governança climática e a responsabilidade do Espírito Santo com esta agenda”destacou o governador.
A plataforma está estruturada em áreas temáticas: Projecto Estadual de Descarbonização (NetZeroES 2050), Projecto Estadual de Adaptação (Adapta-ES) e Atlas Climatológico do Espírito Santo. O Meio Envolvente também funcionará uma vez que repositório solene do PCMC, coletando informações sobre iniciativas governamentais, alianças institucionais, resultados e indicadores, fortalecendo a transparência e a gestão integrada da política climática estadual.
O lançamento ocorreu durante a participação de Casagrande no quadro “Governança climática participativa – A valor da ação vertical para saber as NDCs”promovido pela Associação Brasileira das Entidades Ambientais Estaduais (Abema). O governador compartilhou as experiências do Espírito Santo na coordenação federativa e na implementação de políticas estruturantes de adaptação e mitigação.
Ainda no primeiro dia das agendas da COP30, o governador participou da plenária de início, com a presença do presidente Lula e autoridades de diversos países. Ele portanto participou do quadro “Transição energética e transportes sustentáveis: o caminho para a mobilidade de plebeu carbono”organizado pela Global Renewables Alliance, que abordou a integração entre bioenergia, transporte, agronegócio, biocombustíveis avançados e eletrificação.
No final da tarde, Casagrande esteve no quadro “Governação ambiental: políticas de controlo de emissões e resposta às alterações climáticas”realizado no estande da Confederação Pátrio da Indústria (CNI), em parceria com a Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) e a Abema.
Esta é a quinta Conferência dos Partidos sobre o Clima da ONU em que Casagrande participa uma vez que governador e uma vez que presidente do Consórcio Brasil Verdejante, movimento que faz secção da coalizão Governadores pelo Clima. O presidente já esteve presente na COP26 (Glasgow, Escócia), COP27 (Sharm el-Sheikh, Egito), COP28 (Dubai, Emirados Árabes Unidos) e COP29 (Baku, Azerbaijão).
“A COP é o espaço onde os líderes nacionais assumem compromissos, mas são os estados e municípios que transformam esses compromissos em políticas concretas. Por isso, a nossa participação é fundamental: para apresentar resultados, proteger investimentos e aprender com experiências de outros territórios”afirmou o governador, que permanecerá na COP30 até quinta-feira (13).
Share this content:



Publicar comentário