Mauro Vieira e Marco Rubio avançam nas negociações tarifárias
O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, reuniu-se nesta quarta-feira (12) com o secretário de Estado norte-americano, Marco Rubio, em Niágara, no Canadá, à margem da reunião do G7, que reúne os países mais industrializados do mundo.
Segundo o Itamaraty, ambos discutiram o curso das negociações bilaterais sobre tarifas comerciais.
Mauro Vieira informou que o Brasil enviou, no dia 4 de novembro, uma proposta de negociação aos Estados Unidos, em seguida reunião virtual entre as equipes técnicas dos dois países.
LEIA TAMBÉM: Lula: ‘Em poucos dias teremos uma solução definitiva entre EUA e Brasil’
O chanceler destacou a prestígio de prosseguir nas negociações, conforme aconselharam os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Donald Trump, que falaram sobre o tema durante recente reunião na Malásia.
Os ministros concordaram em agendar uma novidade reunião presencial, em data ulterior, para discutir o estado atual das negociações e buscar entendimento sobre as medidas tarifárias.
Tarifa
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu com o presidente dos EUA, Donald Trump, em 26 de outubro, em Kuala Lumpur, Malásia. A reunião durou muro de 50 minutos e aconteceu durante a 47ª Cúpula da Associação das Nações do Sudeste Asiático (ASEAN).
Durante a reunião, Lula afirmou que não há motivos para divergências com os Estados Unidos e pediu a Trump que suspenda imediatamente as tarifas sobre as exportações brasileiras enquanto os dois países negociam.
Em julho deste ano, Trump anunciou uma tarifa de 50% sobre todos os produtos brasileiros exportados para os Estados Unidos. Posteriormente, ministros do governo brasílico e do Supremo Tribunal Federalista (STF) também foram sujeitos à revogação de vistos de viagem e outras sanções por segmento da governo norte-americana.
Share this content:



Publicar comentário