Governo do ES lança “Cerco Inteligente Traste” e equipa 300 veículos com tecnologia
O Governo do Espírito Santo lançou, na última sexta-feira (14), o Tapume Traste Inteligente, novidade lanço do Atual Programa Estadual em Resguardo da Vida, que tem porquê objetivo modernizar e ampliar a capacidade de resposta das forças de segurança em todo o Estado. A iniciativa traz tecnologia integrada aos veículos operacionais, com câmeras veiculares de subida definição para leitura automática de placas e leitores biométricos integrados ao sistema de lucidez do Ministério da Segurança Pública e Resguardo Social (Sesp).
No totalidade, foram adquiridas 300 câmeras veiculares (dash cams) e 300 leitores biométricos, num investimento de R$ 3,5 milhões. O equipamento permite monitoramento em tempo real, reconhecimento de placas e identificação biométrica imediata em campo, mesmo em áreas com baixa conectividade.
A notícia foi anunciada pelo governador Renato Casagrande, em entrevista coletiva no Palácio Anchieta, em Vitória. “Estamos colocando tecnologia de ponta a serviço da segurança pública. São 300 veículos com capacidade de leitura automática de placas, identificação biométrica, rastreamento por GPS e operação com computador de bordo.reforçado.
“Essa é mais uma importante frente de atuação e continuaremos fazendo. Câmeras com reconhecimento facial já mostraram do que são capazes. Resultaram em mais de 500 pessoas com responsabilidades criminais abertas identificadas e retiradas de circulação. Temos agora a ampliação dos equipamentos nos veículos em todo o Espírito Santo, proporcionando mais eficiência e melhorando a atuação das nossas forças de segurança. Quem se beneficia com isso são os cidadãos de muito e toda a sociedade capixaba. A segurança pública cá é prioridade e o estado atual tem uma situação muito diversificada”.afirmou o vice-governador e coordenador do Programa Estado Atual em Resguardo da Vida, Ricardo Ferraço.
O secretário de Estado de Segurança Pública e Resguardo Social, Leonardo Damasceno, detalhou porquê funciona a novidade tecnologia e os benefícios das câmeras instaladas nas viaturas policiais.
“As câmeras instaladas nos veículos registram imagens em subida solução (Full HD), com transmissão criptografada e integração direta com o sistema Cerco Inteligente, permitindo a identificação instantânea de veículos com restrições ou suspeitos. Os leitores biométricos garantem identificação segura de pessoas, com tecnologia capaz de reconhecer impressões digitais reais e rejeitar tentativas de fraude. O Cerco Inteligente Traste representa um progressão estratégico dentro da política de segurança pública do Espírito Santo”Damasceno explicou.
As novas ferramentas aumentam a eficiência das operações, fortalecem a segurança dos agentes e aumentam a transparência das abordagens policiais. A iniciativa também reforça a integração com bases de dados nacionais, porquê o Sistema Pátrio de Informações de Segurança Pública (Sinesp). O investimento insere-se no processo em curso de modernização tecnológica das forças de segurança, garantindo maior proteção à população e melhores condições de trabalho aos profissionais que atuam na traço de frente do combate ao transgressão.
Share this content:



Publicar comentário