Cariacica alcança 1º lugar no Brasil em transparência de recursos federais, diz TCU
O município de Cariacica obteve a maior nota do Brasil em auditoria de transparência pública realizada pelo Tribunal de Contas da União (TCU), segundo dados divulgados nesta quarta-feira (04). A cidade alcançou 80% de conformidade no Indicador de Transparência Ativa de Emendas Parlamentares (TAEP), superando os outros 23 municípios selecionados para fiscalização vernáculo da gestão dos recursos federais.
A auditoria teve uma vez que foco determinar os mecanismos utilizados pelos prefeitos para contabilizar recursos recebidos via emendas parlamentares, verbas indicadas por deputados e senadores destinadas a obras e serviços locais. O grupo auditado foi formado por 24 cidades que estão entre as que mais recebem investimento da União. Dentro desse grupo, Cariacica se consolidou uma vez que principal referência.
Padrão de boas práticas
No relatório solene da auditoria, o ministro do TCU, Jorge Oliveira, destacou o portal de transparência de Cariacica, chamando-o de “boa prática” a ser seguida por outras gestões.
O fator determinante para o reconhecimento foi a nitidez e o detalhamento das informações oferecidas à população. A plataforma permite que qualquer cidadão filtre os dados por ano e categoria de mudança (individual, bancada ou percentagem). Aliás, o sistema permite o séquito em tempo real, informando se o recurso já foi aplicado ou em que temporada a obra se encontra.
Controle e modernização
O secretário de Controle e Transparência de Cariacica, Jorge Saadi, avaliou o desempenho do município uma vez que revérbero das políticas de modernização e integridade administrativa adotadas pela gestão.
“Esse resultado reforça nosso compromisso com a moral e com o moeda público. Não basta fazer o trabalho, é preciso dar aos cidadãos a utensílio para serem fiscais do nosso trabalho. Ser número um no Brasil em transparência mostra que estamos modernizando Cariacica na direção certa”, Saadi disse.
Share this content:



Publicar comentário