Carregando agora

PL já pretende recorrer aos tribunais internacionais em caso de pena de Bolsonaro

PL já pretende recorrer aos tribunais internacionais em caso de condenação de Bolsonaro

PL já pretende recorrer aos tribunais internacionais em caso de pena de Bolsonaro

O PL avalia recorrer à Justiça internacional caso o ex-presidente seja réprobo pelo Supremo Tribunal Federalista (STF). A discussão tem sido liderada por deputados e senadores do partido.

A expectativa é que o Judiciário julgue uma provável denúncia contra Bolsonaro no segundo semestre de 2025. Caso o ex-presidente seja réprobo, será interposto recurso para o próprio Supremo Tribunal Federalista.

Porém, com base na história do Supremo Tribunal, um recurso raramente altera uma decisão do plenário. Portanto, o próximo passo seria recorrer a organizações internacionais.

A expectativa dos parlamentares de Bolsonaro é que um provável pedestal do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump, possa ajudar.

Entre as possibilidades estão a Galanteio Interamericana de Direitos Humanos, em San José, na Costa Rica, e o Tribunal Penal Internacional, em Haia, na Holanda.

Bolsonaro foi indiciado pela Polícia Federalista em três investigações: vacina, joalheria e trama golpista. Porém, a Procuradoria-Universal da República (PGR) só deve se pronunciar sobre a denúncia no ano que vem.

Porquê a denúncia foi formalizada na última quinta-feira (21), a ordem do partido é esperar o entrada integral ao relatório final antes de se manifestar.

O ex-presidente concentrou sua reação às críticas em mensagens em sua rede social. No término de semana, ele ainda descreveu uma vez que uma “história pequena” a investigação da PF sobre um suposto projecto para matar o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB) e o ministro Alexandre de Moraes, do STF.

manancial da materia

Share this content:

Publicar comentário