Em evento pátrio, Casagrande destaca avanços na Ensino Integral no Espírito Santo
O governador do estado, Renato Casagrande, participou, nesta quarta-feira (26), do evento “Ensino Integral – Impacto Real”, realizado pelo Instituto Natureza em parceria com o Instituto Sonho Grande (ISG) e o Instituto de Corresponsabilidade pela Ensino (ICE), no Palácio Tangará, em São Paulo (SP). O presidente do Espírito Santo destacou os avanços na política de Ensino em Tempo Integral na rede estadual de ensino do Espírito Santo.
“A instrução é a principal utensílio para reduzir as desigualdades no Brasil e no Espírito Santo. É por meio da instrução que criamos oportunidades e transformamos a vida das pessoas”afirmou o governador do Espírito Santo, que participou do pintura “Caminhos e Aprendizagens no Ensino Médio Integral”.
Segundo Casagrande, o Espírito Santo tem sido um dos líderes na ampliação da oferta de instrução integral, atingindo, em 2025, um totalidade de 211 escolas com essa modalidade, o que representa 56% do totalidade da rede estadual.
“Nossa meta é atingir 232 escolas de Tempo Integral em 2026, atendendo mais de 40% dos alunos da rede pública, superando assim as metas do Projecto Vernáculo e do Projecto Estadual de Ensino”completo.
Nascente progresso refletiu-se em melhores resultados de aprendizagem. “As escolas públicas de tempo integral do Espírito Santo alcançaram média de 5,0 pontos no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Ensino Básica) 2023 para o Ensino Médio, superando a média pátrio de 4,3 pontos. Isso mostra o potencial do Ensino de Tempo Integral para promover avanços na aprendizagem e retenção dos alunos”Destacou Casagrande.
O governador também reforçou a valor de transformar a Ensino Integral em uma política pública permanente e que resista às mudanças de governo. “Avançámos muito, mas ainda há muitos desafios a superar nos próximos anos. É fundamental que a oferta do ensino a tempo inteiro se consolide porquê um compromisso do Estado”reforçado.
Segundo o Ministério da Ensino (Sedu), as escolas de tempo integral estão presentes em 78 municípios capixabas, abrangendo unidades urbanas, rurais e socioeducativas. Aliás, 30 escolas de tempo integral estão localizadas nos territórios do programa Estado Presente em Resguardo da Vida.
Share this content:



Publicar comentário