Anvisa é a primeira escritório a sancionar um novo tratamento para leucemia e linfoma
The National Health Surveillance Agency (Anvisa) was the first regulatory agency in the world to approve the medicine Jaypirce (Pirtobrutinib), an inhibitor of the Bruton (BTK) tyrosine kinase (BTK), for the treatment of chronic lymphocytic leukemia (LLC) and lymphocytic lymphoma of small cells (LLPC).
O medicamento foi validado porquê tratamento de segunda risca para leucemia resistente ao tratamento ou retorno em seguida o final do tratamento.
Estudo galeno apóia a aprovação
A liberação do medicamento no Brasil foi baseada nos resultados do estudo Bruin CLL-321, considerado o primeiro tentativa galeno randomizado de tempo 3 feito exclusivamente com pacientes que já haviam sido tratados com outro inibidor da BTK.
Os dados mostraram que o Jaypirce proporcionou um aumento na sobrevivência livre de doenças (SLP). A mediana foi de 14 meses sem progressão de leucemia ou linfoma entre os participantes que usaram o medicamento, contra 8,7 meses no grupo controle. Houve também uma redução de 46% no risco de progressão da doença ou morte.
Os estudos de tempo 3 são os últimos antes que uma solicitação de aprovação seja submetida às autoridades de saúde. A meio do teste em pacientes já tratados reforça a indicação de Jaypirce porquê a segunda risca terapia.
Leucemia
O Instituto Vernáculo de Cancro (INCA) estima que muro de 11.540 casos de leucemia devem ser diagnosticados no Brasil em 2025, sendo considerados o décimo tipo de cancro mais frequente na população do país (sem considerar tumores de pele não -mieloma).
A origem da leucemia é desconhecida e é caracterizada pelo acúmulo de células doentes na medula óssea, afetando células saudáveis.
Share this content:
Publicar comentário