Eleições 2024: começa esta sexta-feira a publicidade eleitoral na rádio e na TV; saiba dias e horários
A publicidade eleitoral em rádio e televisão começa nesta sexta-feira (30). Até o dia 3 de outubro, a programação dos veículos terá horários reservados para que os candidatos a prefeito e vereador nas eleições apresentem suas propostas de campanha.
O calendário eleitoral transmitirá informações sobre os candidatos aos cargos de prefeito e vereador no primeiro vez, que acontecerá no dia 6 de outubro.
Nos municípios onde houver segundo vez para vagas para prefeito, a divulgação será realizada entre os dias 11 e 25 de outubro. A votação acontecerá no dia 27.
Nesta quinta-feira (29), a ministra Cármen Lúcia, presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), destacou a valimento da divulgação de informações para o tirocínio da democracia.
“Gostaria de lembrar que, através do horário eleitoral gratuito, aumenta-se a consciência, estando cada vez mais informados, porquê é próprio de um processo eleitoral democrático, sobre as propostas e os candidatos”declarou o ministro.
“Será mais um espaço para o tirocínio democrático da informação, que será gratuita, com suplente exclusiva para aquelas que não puderem ser prestadas. “Propaganda eleitoral e horários eleitorais livres fazem segmento do processo”ele continuou.
Conheça os dias e horários dos programas
Programações eleitorais gratuitas (publicidade em blocos de 10 minutos, de segunda a sábado) abrangerão cargos de prefeito.
- Na rádio, será das 7h às 7h10 e das 12h às 12h10.
- Na TV, das 13h às 13h10 e das 20h30 às 20h40.
- A divulgação dos vereadores será feita por meio de inserções, ou seja, aquele pausa entre a programação dos veículos.
Os 70 minutos diários de publicidade serão distribuídos entre candidatos a Câmaras Municipais (terão 40% do tempo) e autarcas (receberão os restantes 60%).
As inserções serão transmitidas entre cinco da manhã e meia-noite.
Outros tipos de publicidade
A campanha eleitoral começou no dia 16 de agosto, com o lançamento da campanha nas ruas, na internet e nas redes sociais. A partir desse dia, os candidatos têm liberdade para pedir votos e apresentar propostas de governo.
Share this content:
Publicar comentário