Carregando agora

Meningite: Cidade do ES confirma o caso na rapaz

Meningite: Cidade do ES confirma o caso na criança

Meningite: Cidade do ES confirma o caso na rapaz

A cidade de Domingos Martins, na região montanhosa de Espírito Santo, confirmou na quarta -feira (9) o primeiro caso de meningite bacteriana registrada nascente ano.

De conformidade com o Secretariado Municipal de Saúde, o paciente é um garoto de 9 anos. Ele é recebido em um hospital privado em Vitória, por decisão familiar, que tem seguro de saúde.

A rapaz foi tratada inicialmente na sala de emergência do Hospital Domingos Martins e, depois a avaliação médica, foi transferida para um hospital na capital de Espírito Santo para tratamento especializado.

O Departamento de Saúde da cidade informou que todas as medidas de controle recomendadas pelo Ministério da Saúde foram adotadas.

“A equipe de saúde foi imediatamente mobilizada para realizar uma procura ativa por contatores e ações preventivas com membros da família e contatos próximos ao paciente”.Ele disse.

O que é meningite?
A meningite é uma inflamação das meninges, membranas que cercam o cérebro e a medula espinhal.

Pode ser causado por bactérias, vírus, fungos e parasitas. A meningite viral e bacteriana é a mais importante para a saúde pública, considerando a magnitude de sua ocorrência e o potencial de produzir surtos. Apesar de ser geralmente causado por microorganismos, a meningite também pode se originar em processos inflamatórios, uma vez que cancro (metástases da moça), lúpus, reação a alguns medicamentos, traumatismo na cabeça e cirurgia cerebral.

No Brasil, a meningite é considerada uma doença endêmica. Os casos da doença são esperados ao longo do ano, com surtos ocasionais e epidemias.

A ocorrência de meningite bacteriana é mais geral no inverno e outono e virals no verão-verão. O varão também é o mais afetado pela doença.

Sintomas
A meningite bacteriana é geralmente mais grave e os sintomas incluem febre, dor de cabeça e rigidez do pescoço.

Geralmente, existem outros sintomas, uma vez que mal -estar, náusea, vômito, fotofobia (aumento da sensibilidade à luz), mudou o estado mental (confusão). Com o tempo, alguns sintomas mais graves de meningite bacteriana podem chegar, uma vez que convulsões, delírio, tremores e coma.

Diagnóstico
Se o médico suspeitar de meningite, ele solicita a coleta de amostras de sangue e o líquido cefalorraquidiano (LCR). O laboratório testa as amostras para detectar o agente que está causando a infecção. A identificação específica do agente é importante para o médico saber exatamente uma vez que tratar a infecção.

Os principais testes para o diagnóstico de explicação de casos suspeitos de meningite são:

  • Fiscalização da doença química do LCR;
  • Bacterioscopia direta;
  • Cultura;
  • Aglutinação de látex;
  • Reação em enxovia da polimerase real -Time (qPCR).

O vista do LCR, embora não seja considerado um fiscalização, atua uma vez que um indicativo. O LCR normal é evidente e incolor, uma vez que “chuva da rocha”. Em processos infecciosos, há um aumento nos elementos figurativos (células), causando turbidez, cuja intensidade varia de conformidade com a quantidade e o tipo desses elementos.

Prevenção
A meningite é uma síndrome que pode ser causada por diferentes agentes infecciosos. Para alguns deles, existem medidas de prevenção primária, uma vez que vacinas e quimioprofilaxia.

As vacinas estão disponíveis para impedir as principais causas de meningite bacteriana. As vacinas disponíveis no calendário de vacinação infantil do Programa Pátrio de Imunização são:

  • Vacina Meningocócica C (conjugada): Protege contra doenças meningocócicas causadas pelo sorogrupo C.
  • Vacina pneumocócica 10-valente (conjugado): Protege contra doenças invasivas causadas por Streptococcus pneumoniae, incluindo meningite.
  • Pentavalente: Protege contra doenças invasivas causadas pelo sorotipo B influenzae de Haemophilus, uma vez que meningite, e também contra difteria, tétano, coqueluche e hepatite B.
  • Meningococcal C (conjugado): Protege contra doenças meningocócicas causadas pelo sorogrupo C.
  • Meningococcal ACWY (conjugado): Protege contra doenças meningocócicas causadas pelos sorogrupos A, C, W e Y.

natividade da materia

Share this content:

Publicar comentário