Avanços do governo do estado na oferta de cirurgias vasculares e mais aproximação à oftalmologia na região sul
O governo do estado, através da Secretaria de Saúde (SESA), deu outro passo importante na expansão do aproximação à saúde especializada na região sul. Nesta quarta-feira (04), o governador Renato Casagrande inaugurou o novo serviço de assistência em angiologia não-estética e cirurgia vascular e anunciou a expansão do Serviço de Cuidados de Oftalmologia no município de Cachariro de Itapemirim.
“Hoje estamos dando mais um passo na espaço de saúde, mas começamos esse trabalho lá detrás. É ótimo ter um estado capaz de fazer esses investimentos, descentralização de serviços e dar mais pundonor aos Cacharrenses, que agora não precisam mais deixar a cidade para fazer uma consulta e um vistoria oftalmológico.disse o governador.
Casagrande ressalta que a ação beneficia 26 municípios do sul de Capixaba, marcando um progresso sem precedentes na oferta de procedimentos na espaço da rede pública do estado na região. “Hoje as pessoas olham para o Espírito Santo e vêem um estado organizado e respeitado e aqueles que vivem cá sentem humor e orgulho. O caminho está evidente e o que precisamos é manter a direção certa para ser aperfeiçoado com o tempo”.
A ação faz segmento do Programa de Saúde de Saúde, que visa descentralizar e regionalizar cuidados especializados, facilitando o aproximação à população e reduzindo as linhas de espera.
With the accreditation, the population has a line of care in vascular surgery, which includes medical consultations specialized in angiology and vascular surgery, ultrasound examinations with venous and arterial doppler of limbs, sclerosing treatment (foam application) for lower limb varicose veins, custom compression socks delivery, as well as thrombectomy and invasive varicose surgery in cases of cases complications.
O investimento anual esperado para o novo serviço é de R $ 6,67 milhões. A estimativa é uma média mensal de 1.120 chamadas na região sul, 430 sendo consultas de angiologia para adultos, 390 em cirurgia vascular de adultos e 300 procedimentos de tratamento esclerosante não -estéticos de varizes de membros inferiores (unilaterais).
“Estamos promovendo uma transformação real no aproximação à saúde vascular na região sul. Esses são procedimentos que foram escassos na rede pública até logo e agora são realizados perto de moradia. Isso significa mais desvelo, mais pundonor e menos deslocamento para quem precisa”.destacou o Secretário de Estado para a Saúde, Tyago Hoffmann.
“Com a novidade traço de atenção na angiologia e cirurgia vascular, demos outro passo na regionalização da saúde pública, assumindo a sobrecarga de grandes centros e cuidando melhor das pessoas em sua própria região”.disse o superintendente regional de saúde, Samilla Figueira.
Além da implementação do novo serviço vascular, a SESA também avançou na descentralização da atenção na oftalmologia, com o início de consultas e exames especializados, também na clínica “20/20 Serviços Médicos”, em Cachoiro de Itapemirim.
A acreditação inclui consultas em oftalmologia pediátrica, glaucoma, retina, estrabismo e emprego intravitrada, além de subida dificuldade, porquê campimetria, retinografia, paquimetria, topografia da córnea e tomografia de congruência óptica (OCT). Os procedimentos cirúrgicos oftalmológicos continuam sendo realizados na unidade contratual, no município de Feliz e no Hospital Evangélico de Cachariro de Itapemirim.
O oftalmologia e a cirurgia vascular estão sendo realizadas na própria unidade da empresa credenciada, localizada na 71 Dom Fernando Street – bairro de Independênia.
Para ter aproximação a qualquer um dos dois serviços, o cidadão deve procurar a Unidade de Saúde Básica de Referência (UBS) em seu município, onde será inserido no sistema de regulamentação do estado.
É indispensável que o registro do usuário seja atualizado no UBS, principalmente o número de telefone, porque, depois a autorização do procedimento, o paciente é expedido pelo SMS e também por conexão telefônica.
Share this content:
Publicar comentário