Prevenção em ES: Fighting Aedes Aegypti é intensificado antes da chegada do verão
Setembro começa na próxima semana e precede o início do período de sazonalidade dos arbovírus, principalmente os transmitidos por Aedes aegypti, uma vez que dengue, zika, chinkungunya e o Departamento de Saúde (SESA) reforça a influência da população para manter o mosquito que culpa essas doenças nessas semanas.
O Secretário de Estado da Vigilância da Saúde, Orlei Cardoso, apontou que no período que começa agora o confronto da dengue é ainda mais importante. “As ações preventivas avançadas permitem reduzir a população de mosquitos e seus criadores, reduzindo o risco de surtos da doença durante os meses mais críticos, por isso é importante que toda a população participe, com prevenção diária em residências”.explicou o subsecretário.
Embora os casos de dengue sejam notificados ao longo da estação do ano, ela possui um padrão sazonal, com aumento do número de casos e o risco de epidemias, principalmente de outubro e novembro, pois o clima e a precipitação quentes favorecem a proliferação dos mosquitos Aedes Aegypti, acelerando o ciclo de vida dos insetos e aumentando os confrontos de chuva.
De conciliação com o subsecretário Orlei Cardoso, a recomendação não deve penetrar espaço para a proliferação de Aedes e manter uma redução nos casos de dengue, uma vez que foi registrado nascente ano.
“A luta contra Aedes aegypti envolve prevenção diária em casas, com a eliminação de áreas de geração de mosquitos, uma vez que chuva dos pneus, vasos vegetais e tanques de chuva. Murado de 80% dos surtos de mosquitos estão em residências, para que cada cidadão seja necessário que seja necessário que o número de riscos e pesquisa, além do ano, durante todo o ano, que podemos reduzir o número de riscos, além do ano, durante todo o ano.disse Orlei Cardoso.
Até a Semana Epidemiológica (SE) 34 (até 23 de agosto), o Estado registrou 31.367 casos prováveis de dengue, 24.899 confirmados e uma morte. Em 2024, durante o mesmo período, houve 134.218 casos prováveis, 127.065 confirmados e 41 mortes.
O cenário de redução também é seguido por casos de dengue grave e sinais de alarmes, representando uma redução de 76%quando comparados a 34 nascente ano, com o ano anterior. There were 563 cases of severe dengue and signs of alarms up to 34 of 2025 and 2,386 cases in the same period of 2024. Severe dengue and alarm signs is the most dangerous form of the disease and that usually arises after the initial phase, with the appearance of signs such as intense abdominal pain, persistent vomiting, mucosal bleeding or bleeding, drowsiness, fatigue and drop in pressure drop Arterial.
O subsecretário Orlei Cardoso também enfatizou que as ações de confronto também ocorrem em conjunto entre a sociedade social e os órgãos públicos, que operam em ações coordenadas com o Ministério da Saúde e Secretariates de Saúde do Estado e do Estado. Em Espírito Santo, desde fevereiro deste ano, o confronto com os arbovírus acontece através do Núcleo Integrado de Comando e Controle de Arbovírus, que é um núcleo estratégico para o confronto e resposta a casos, em Dengue e Oropoche.
Confira dez etapas que o ajudarão a proteger sua família contra o vetor de mosquito:
- Cubra tanques de chuva, drenos e pias;
- Higienizar fontes de bebida para animais de estimação;
- Descarte os pneus velhos ao lado do serviço de limpeza urbana da sua cidade. Se você precisar armazená -los, mantenha -os em um sítio tapado, protegidos do contato com a chuva;
- Remova a chuva acumulada da bandeja externa da geladeira e bebidas e lave com chuva e sabão;
- Limpe as sarjetas e a laje em sua mansão e coloque areia nos cacos de paredes que possam aglomerar chuva;
- Coloque areia nos vasos vegetais;
- Amarre muito os sacos de lixo e não descarte resíduos sólidos em terras abandonadas ou na rua;
- Faça uma inspeção em mansão pelo menos uma vez por semana para encontrar possíveis surtos de larvas;
- Sempre que provável, use repelentes e instale telas, principalmente em regiões com o registro mais supino;
- Receba agentes de saúde e controle endêmico da comunidade muito trabalhando em sua cidade.
Share this content:
Publicar comentário