Carregando agora

Eleições municipais em 2024 registram 21,71% de continência, diz TSE

Eleições municipais em 2024 registram 21,71% de abstenção, diz TSE

Eleições municipais em 2024 registram 21,71% de continência, diz TSE

No primeiro vez das eleições municipais de 2024 no Brasil, foi registrada uma continência de 21,71%, segundo dados divulgados pela presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministra Cármen Lúcia, na noite de domingo (6). O percentual representa um aumento em relação à taxa de continência nas eleições municipais de 2016, que foi de 17,58%, mas uma queda em relação ao pico de 23,15% observado nas eleições de 2020, realizadas durante a pandemia de Covid-19.

Ministra Cármen Lúcia concede entrevista coletiva no TSE para fazer balanço do primeiro vez eleitoral. “Tivemos uma taxa de continência que ainda é subida para os nossos padrões”, afirmou o ministro. Segundo ela, o índice, apesar de subalterno ao registrado em 2020, ainda preocupa, pois reflete uma segmento significativa do eleitorado que não foi às urnas.

Resguardo da democracia
Durante seu oração, Cármen Lúcia fez uma resguardo firme das instituições democráticas brasileiras. Sublinhou que o volta à normalidade democrática é precípuo e criticou qualquer tentativa de enfraquecer as instituições: “Voltamos a uma requisito de considerar instituições normais, válidas e não depreciativas na procura de romper com as instituições democráticas, (ruptura) que só vai contra a própria sociedade”dito.

Segurança durante o processo eleitoral
O ministro aproveitou para elogiar as forças de segurança federais, estaduais e municipais, que trabalharam para prometer uma eleição pacífica no domingo.. “As eleições de domingo terminaram sem grandes choques, com calma democrática”, ele afirmou. Ele também destacou a atuação da Polícia Federalista (PF), que apreendeu R$ 1,7 milhão em numerário irregular no dia das eleições. No totalidade, ao longo da campanha foram apreendidos mais de R$ 21 milhões, considerados valores oriundos de crimes eleitorais.

Segundo Cármen Lúcia, a PF registrou 295 ocorrências e 407 pessoas foram transferidas para a sede da instituição acusadas de crimes eleitorais. Aliás, foram abertas 85 investigações e desenvolvidos 165 termos detalhados ao longo do processo.

Baixa representação feminina
A ministra lamentou a falta de representação feminina nas eleições municipais de 2024, principalmente o indumento de nenhuma mulher ter sido eleita prefeita de uma capital no primeiro vez.

“Acho vergonhoso e muito triste que, apesar de todas as campanhas que já foram feitas (…) no primeiro vez, nenhuma mulher (foi) eleita nas capitais”, ele afirmou. Cármen Lúcia destacou que, apesar dos avanços na luta pela paridade, a política continua a ser um espaço reptador para as mulheres.

Substituição de urnas
O TSE informou que 3.218 urnas eletrônicas precisaram ser substituídas em todo o país devido a problemas técnicos. Em unicamente uma tertúlia de voto a votação teve de ser realizada manualmente, pois não foi provável substituir a urna defeituosa.

manadeira da materia

Share this content:

Publicar comentário