Lula deve sentenciar esta semana sobre eventual retorno do horário de verão
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá sentenciar esta semana, segundo seus assessores, sobre uma verosímil volta ao horário de verão.
A medida foi colocada na mesa de discussão do governo devido à seca recorde que o país atravessa e à chegada do período de calor mais intenso na maior secção do país.
A seca reduz o nível dos reservatórios das hidrelétricas, maior natividade de vigor elétrica do país. O calor aumenta o uso de aparelhos uma vez que ar condicionado e, consequentemente, aumenta o consumo de vigor.
O horário de verão foi extinto em 2019, primeiro ano do governo de Jair Bolsonaro. Naquela era, o governo afirmou que a economia de vigor era baixa e não justificou a adoção da medida.
O horário de verão consiste em, nos meses de verão – quando é mais quente e os dias têm mais luz procedente – antecipar o relógio uma hora. Dessa forma, quando as pessoas chegam do trabalho e começam a vincular os eletrodomésticos, não precisam vincular também as lâmpadas, o que diminui um pouco a demanda. A ativação da iluminação urbana também é posteriormente adiada, aliviando a trouxa.
A Escritório Pátrio de Robustez Elétrica (Aneel) e o Operador Pátrio do Sistema (ONS) apresentarão nos próximos dias um estudo sobre o horário de verão nas atuais circunstâncias.
A decisão final dependerá de Lula, e não será exclusivamente uma decisão técnica, mas também política, já que o horário de verão afeta a rotina da sociedade.
Histórico do horário de verão
No Brasil, o horário de verão foi instituído durante o governo de Getúlio Vargas, em 1931 e 1932, mas só começou a ser adotado sem interrupções a partir de 1985, com o termo da ditadura militar. Com o tempo, ocorreram mudanças nos estados e regiões que o adotaram.
Ao volta do mundo, dezenas de países adotam um horário dissemelhante, mas é mais generalidade em países fora da região tropical. É adotado em países uma vez que Canadá, Austrália, Groenlândia, México, Novidade Zelândia, Chile, Paraguai e Uruguai.
Share this content:
Publicar comentário