Porquê justificar o voto? Tenho que remunerar multa? Conheça as regras das Eleições 2024
Neste domingo, 6 de outubro, mais de 155 milhões de cidadãos brasileiros poderão ir ao urnas distribuídos nos 5.569 municípios do país para escolha do prefeitos meu vereadores que, durante os próximos quatro anos, atuarão nos poderes Executivo e Legislativo municipais, respectivamente.
No entanto, muitos eleitores podem enfrentar obstáculos na hora de votar, impossibilitando-lhes de comparecer à votação. tertúlia de voto. Muitas questões surgem neste momento: Porquê justificar o voto? Você precisa remunerar alguma coisa AVANÇAR?
Porquê justificar seu voto
Os eleitores que estiverem fora do endereço de votação neste domingo poderão, hoje, no horário de votação – que encerra às 17h – justificar sua privação através do aplicativo e-Título. O próprio dispositivo é capaz de provar a intervalo física usando a tecnologia de georreferenciamento do dispositivo.
Outra selecção para justificar o voto é entregar o Pedido de Justificativa Eleitoral preenchido em uma das mesas de recebimento de votos. Caso o sufragista não cumpra alguma das duas medidas neste domingo, terá um prazo de até 60 dias, posteriormente cada vez de votação, para justificar sua privação, seja pelo Sistema Justifica ou pelo próprio aplicativo e-Título.
Você paga multa se não justificar seu voto?
Para quem não vota, há uma série de perdas. Por exemplo, os cidadãos estão impedidos de enunciar passaporte e bilhete de identidade. Outrossim, a pessoa pode ser impedida de assumir cargos públicos ou matricular-se em instituição de ensino, por exemplo.
Caso o sufragista não justifique seu voto, deverá remunerar multa de R$ 3,51, cumulativa a cada vez de votação, já que, em cidades maiores, poderá ter segundo vez para prefeito. Os cidadãos que não votarem em três eleições consecutivas, sendo cada vez considerado uma eleição separada, terão o seu registo cancelado.
Share this content:
Publicar comentário