Stofler: STF marca o estudo Bolsonaro e Braga Netto Appeals
The president of the Supreme Federalista Court (STF), Minister Luís Roberto Barroso, marked for Wednesday (19) the judgment of the appeals of former President Jair Bolsonaro and General Braga Netto Netto to avoid ministers Alexandre de Moraes, Flávio Dino and Cristiano Zanin Zanin of the action of the Law of the Presidency of the Presidency.
A estudo do caso estará certa em uma sessão virtual, que começará na quarta -feira (19), às 11h, e fechará às 23h59 na quinta -feira (20). Na modalidade virtual, os ministros depositam os votos no sistema de votação eletrônica e não há deliberação por rostro a rostro.
No mês pretérito, Barroso negou os pedidos de resguardo de Jair Bolsonaro para declarar os ministros Zanin e Dino. Portanto, os advogados do ex -presidente recorreram da decisão e solicitaram que o caso fosse revisado pelo plenário.
Os advogados indicaram que Flávio Dino apresentou uma queixa criminal contra Bolsonaro quando ocupou o função de Ministro da Justiça e Segurança Pública nos primeiros meses do governo do Presidente Luiz Inacio da Silva e antes de chegar ao Supremo.
No caso de Zanin, a resguardo do ex -presidente diz que, antes de chegar ao tribunal, o ministro era legisperito da campanha de Lula e entrou com uma ação contra o prato de Bolsonaro nas eleições de 2022.
Da mesma forma, o Presidente da Suprema Galanteio negou um pedido de resguardo de Braga Netto para prescindir Alator da denúncia, o ministro Alexandre de Moraes, do caso. Para os advogados, o ministro é nomeado uma das vítimas da trama e não pode julgar o caso.
Além dos impedimentos, os ministros decidirão se a primeira classe do Tribunal julgará a denúncia ou se a estudo do caso será apresentada pelo plenário supremo.
Julgamento
A queixa contra Bolsonaro, Braga Netto e 32 mais acusados será julgada no dia 25 deste mês para a primeira classe. Se a maioria dos ministros admitir a denúncia, Bolsonaro e os outros réus se tornaram réus e respondem a um processo criminal na Suprema Galanteio.
A classe é composta pelo Relator, Alexandre de Moraes e os ministros Flávio Dino, Cristiano Zanin, Cármen Lúcia e Luiz Fux.
De consonância com as regras do procedimento do tribunal, os dois tipos de ações criminais do juiz do tribunal. Porquê o relator faz secção da primeira classe, o parecer deve julgar a querela.
Share this content:
Publicar comentário