Viana recebe R$ 39,7 milhões em obras de macrodrenagem contra enchentes na BR-101
O governador do estado, Ricardo Ferraço, autorizou, nesta quarta-feira (24), o início das obras de macrodrenagem nos quilômetros 297 e 298 da BR-101, uma mediação histórica que resolverá as recorrentes enchentes registradas na região em períodos de chuvas intensas. A agenda incluiu a inauguração do novo Núcleo Municipal de Instrução Infantil (CMEI) Simão Cândido Pereira e a implantação do 17º Batalhão da Polícia Militar.
“É importante poder proporcionar às famílias uma creche de qualidade, fruto de uma colaboração com a Câmara Municipal e que não deixa a desejar a nenhuma unidade privada. Um espaço prestes para acomodar centenas de crianças, com boa alimento, material escolar, paixão e atenção. realizar tantas entregas ao mesmo tempodestacou o governador.
A obra de macrodrenagem receberá investimento de R$ 39,7 milhões e será executada pelo Consórcio MND Viana, com prazo de epílogo de 20 meses. A mediação prevê a implementação de uma novidade drenagem pluvial para direcionar a chuva acumulada na estrada em direção ao Rio Formate, ampliando a capacidade de drenagem da região e reduzindo significativamente o risco de inundações.
Considerada uma das mais importantes intervenções de mobilidade urbana realizadas no município, a obra procura solucionar um problema histórico que atinge moradores, comerciantes e milhares de motoristas que diariamente utilizam um dos principais corredores logísticos do Espírito Santo.
Para reduzir os impactos durante a realização dos serviços, será utilizada uma combinação de métodos construtivos destrutivos e não destrutivos, incluindo a tecnologia subterrânea conhecida uma vez que Tunnel Liner, que permite a implantação da estrutura sem interrupções significativas no tráfico da BR-101 e nos acessos locais.
“Estamos iniciando um projeto que é aguardado há muitos anos pela população vianense. É uma solução definitiva para um problema que impacta diretamente a mobilidade, a economia e a qualidade de vida da população.comentou o secretário de Estado de Saneamento, Habitação e Desenvolvimento Urbano, Marcos Soares.
Na superfície de instrução, o governador Ricardo Ferraço inaugurou o novo Núcleo Municipal de Instrução Infantil (CMEI) Simão Cândido Pereira, no bairro Marcílio II. A unidade recebeu subvenção estadual de mais de R$ 1,1 milhão e foi construída com estrutura moderna e atingível, composta por oito salas de lição, refeitório, cozinha, sala de higiene infantil e espaços administrativos. Com a entrega, a rede municipal amplia sua capacidade para atender 239 crianças, sendo 120 em creches e 119 em pré-escola.
“Cada novidade vaga criada representa uma oportunidade de transformação na vida de uma moçoilo e de sua família. A Instrução Infantil é a base de toda a trajetória escolar e, por isso, continuamos fortalecendo a coligação com os municípios para ampliar o chegada à instrução de qualidade e oferecer ambientes cada vez mais adequados ao desenvolvimento integral dos alunos.”destacou a secretária de Estado da Instrução, Andréa Guzzo.
A agenda em Viana foi encerrada com a cerimônia de instalação do 17º Batalhão da Polícia Militar. A novidade unidade substitui a antiga 11ª Companhia Independente e faz secção do processo de reforma da Polícia Militar do Espírito Santo (PMES). A sede do 17 BPM também foi reformada, com modernização completa das instalações, readequação dos ambientes administrativos, operacionais e de esteio, além de melhorias voltadas à acessibilidade, proporcionando melhores condições de trabalho aos policiais e maior eficiência no atendimento à população.
Com a transformação em batalhão, a Corporação amplia sua capacidade de planejamento, coordenação e resposta às demandas de uma região estratégica para a logística do Espírito Santo, marcada pela intensa movimentação de pessoas e cargas nas rodovias BR-101 e BR-262. A medida fortalece a vigilância ensejo, o combate ao transgressão e a integração das ações de segurança com os municípios vizinhos da Região Metropolitana.
“A instalação do 17º Batalhão representa mais um passo no fortalecimento da Polícia Militar e da segurança pública no Espírito Santo. Estamos ampliando nossa capacidade operacional em uma região estratégica, oferecendo uma estrutura mais adequada para atender às demandas da população e reforçando as ações preventivas da Corporação”afirmou o comandante universal da PMES, coronel Ríodo Rubim.
Share this content:



Publicar comentário