Brasileiros têm exclusivamente 26% do tempo livre ao longo da vida, diz estudo
Um estudo realizado pelo Instituto Ipsos, encomendado pelo Nubank, mostrou que os brasileiros têm, ao longo da vida adulta, exclusivamente 26% do seu tempo livre, um período equivalente a 15 anos. Segundo a pesquisa, as mulheres têm ainda menos tempo livre que os homens e são sobrecarregadas com dupla jornada de trabalho.
A pesquisa mostra porquê os brasileiros gastam o pouco tempo livre que têm. Com dados coletados entre 17 e 23 de julho deste ano, por meio de 1.500 entrevistas online e presenciais, o estudo descobriu que os brasileiros têm 74% do seu tempo livre ocupado ao longo da vida, o equivalente a 43 anos.
Segundo a pesquisa, 30% do tempo é gasto dormindo, seguido por trabalho remunerado (23%). Cuidar da família e da moradia vem em seguida, com 15% do tempo, enquanto o tempo gasto em deslocamentos, porquê no trânsito ou no transporte público, ocupa 7% de toda a vida adulta.
Estar em trânsito ou se deslocando é, de indumentária, a tarefa que os brasileiros menos gostam de fazer (42%), segundo a pesquisa. Limpar a moradia (38,8%), procurar tarefa (28,5%), governar as finanças (24,9%) e trabalhar (17,7%) vêm em seguida.
Segundo o estudo, 42% dos brasileiros dizem estar insatisfeitos ou indiferentes com a quantidade de tempo livre que têm hoje, enquanto 19% dizem estar insatisfeitos com a quantidade de tempo livre que têm.
As mulheres trabalham mais e têm menos tempo livre
O estudo também mostrou que as mulheres são mais sobrecarregadas com dupla jornada de trabalho. Os dados indicam que elas dedicam mais tempo à limpeza da moradia (49%), aos trabalhos domésticos em universal (29%), aos cuidados com a família e a moradia (28%), aos cuidados com os filhos (26%), aos cuidados com os animais de estimação (20%), aos cuidados com os familiares (16%) e aos estudos (15%).
As atividades em que as mulheres dedicam menos tempo são os jogos (28%), seguidos do trabalho não remunerado ou voluntariado (27%), atividades ao ar livre (26%), procura de tarefa (24%), espetáculos, teatros, exposições e cinema (24%), controlo financeiro (23%), férias (22%), bares e restaurantes (18%).
Uso de telas ocupa 12% do tempo livre dos brasileiros
O uso de telas, incluindo televisão, videogame e celular, ocupa 12% do tempo livre dos brasileiros, segundo a pesquisa. Isso equivale a 7,1 anos de vida adulta. Atividades esportivas e relacionadas ao bem-estar ocupam exclusivamente 4% do tempo, o equivalente a 2,2 anos. Atividades religiosas e participação em eventos ocupam 2% (1,2 anos) e 1% (0,8 anos) do tempo, respectivamente.
Segundo o estudo, se os brasileiros tivessem mais tempo livre, eles gostariam de aproveitar esse tempo viajando (41,7%), dormindo (36%), assistindo TV (27,2%), praticando esportes ou outros exercícios físicos (26%) ou descansando/ociosos (23,4%).
Sobre o estudo
O estudo foi realizado por meio de 1.500 entrevistas, online e presenciais, com homens e mulheres maiores de 18 anos, de todas as classes sociais (ABCDE) nas cinco regiões brasileiras (Setentrião, Nordeste, Sudeste, Sul e Núcleo-Oeste). Do totalidade de participantes, 52% eram mulheres e 48% homens.
O estudo listou 30 atividades diárias, classificadas porquê “tempo livre” e “tempo ocupado”, de tratado com critérios previamente definidos, e perguntou aos participantes quanto tempo eles gastam (horas/minutos) em todas as atividades diárias, semanais ou mensais. As respostas foram individuais e permitiram atividades sobrepostas, que poderiam ocorrer simultaneamente.
A partir disso, foi calculado o tempo médio quotidiano gasto (em minutos) pelos brasileiros em cada atividade e, logo, os dados foram expandidos para simbolizar o período médio de um ano de vida do brasílico. Para que os dados representassem o conta médio em anos da vida adulta brasileira, foram considerados os dados de expectativa de vida do brasílico (IBGE) na vida adulta, de 18 a 76 anos, totalizando 58 anos adultos, que foram multiplicados pelo ano médio calculado com os dados da pesquisa.
A pesquisa faz secção de uma novidade campanha do Nubank que visa ressaltar a valor de governar muito o tempo livre ao longo da vida.
Share this content:
Publicar comentário