Entenda por que dormir muito é forçoso para preservar sua saúde
Dormir é tão importante quanto manducar. Se essa asserção te surpreendeu, saiba que o sono está diretamente ligado à boa saúde física e mental. Manter uma higiene do sono adequada, com horários fixos para dormir, reduz as chances de uma série de doenças graves, além de prometer que você esteja pronto para suas atividades diárias.
Segundo o neurologista Leonardo Maciel, com ênfase em medicina do sono, a grande maioria dos adultos precisa dormir de 7 a 9 horas por noite.
“Esse horário de sono deve ser respeitado diariamente, mesmo em férias, feriados e fins de semana. Ele pode variar um pouco, um dia ou outro, mas não deve virar rotina. O sono não pode ser negligenciado. Ele não é uma opção. Você não pode deixar de se nutrir muito e regularmente para estudar, ou mesmo para fazer exercícios ou ir a festas. Da mesma forma, você não pode deixar de dormir muito em detrimento de qualquer outra atividade.”defende.
“O sono não é sobre desligar ou desligar, nem é exclusivamente sobre repousar. Mais do que a função óbvia de sota – você pode repousar sem dormir – as principais funções do sono estão relacionadas à restauração do corpo, tanto em termos de isenção quanto de saúde física e mental. Ele tem uma função de ‘limpar’ a memória, melhorar a atenção e a plasticidade cerebral. Ele também é importante para amenizar o estresse físico e mental.”explica o médico.
O neurologista explica que algumas pessoas podem “funcionar muito” com menos de 6 horas de sono por noite. No entanto, os chamados “dorminhocos curtos” são uma minoria.
“Existem pessoas que dormem pouco e, dentro de um padrão genético, isso geralmente não motivo maiores problemas. No entanto, estudos científicos recentes já demonstraram um aumento na incidência de doenças cerebrovasculares nesses pacientes e até mesmo em pessoas que dormem muito (mais de 9 horas por noite). Há também pessoas que têm o que chamamos de ‘padrão noturno’, que tendem a dormir mais tarde, combinar mais tarde e desempenhar melhor suas funções à tarde, à noite ou mesmo de manhã cedo. A grande maioria não tem esse padrão e sofre com falta ou privação de sono.”diz Maciel.
O sono está diretamente relacionado ao desenvolvimento humano. Em qualquer tempo da vida, não dormir muito pode levar a uma longa lista de problemas de saúde.
“Irritabilidade, desatenção, falta de vontade ou exalo. Aumento do gosto por doces ou carboidratos, hiperfagia (manducar demais) e Sonolência Diurna Excessiva (SDE) são sintomas mais imediatos. Depressão, níveis de glicose descontrolados, pressão arterial e déficits de memória são sintomas de médio prazo. O sono está diretamente ligado a doenças uma vez que Parkinson e Alzheimer, além de aumentar a incidência de doenças cardíacas e cerebrovasculares, uma vez que o AVC.”alerta o neurologista.
Higiene onde estou
Para quem precisa dormir melhor, algumas mudanças na rotina podem ajudar:
- Pratique atividades físicas regulares durante o dia;
- A atividade física à noite pode atrapalhar o sono;
- Exponha-se ao sol em horários apropriados. Pelo menos 30 minutos de sol por dia também ajudam a regular seu ritmo de sono;
- Envolvente despreocupado, tranquilo, aventado, sem nenhum som ou fragor, ou luzes na hora de dormir. Nem mesmo luzes de LED, de celulares, carregadores ou outros dispositivos;
- Um banho (evitando muito quente ou muito indiferente) é recomendável antes de ir para a leito. Assim uma vez que um banho indiferente pode combinar você, um corpo quente pode atrapalhar seu sono;
- Não vá para a leito com rafa: coma de 1 a 2 horas antes de dormir;
- Evite tomar álcool, fumar e/ou tomar sedativos. Eles alteram seu ritmo de sono. Eles são sedativos e não promovem sono de qualidade;
- Evite atividades estressantes, uma vez que solução de problemas ou atividades mentais extenuantes, antes de dormir;
- Nunca durma fora da leito, tire sonecas em sofás ou poltronas, nem durma na sala assistindo TV;
- Se você combinar no meio da noite e não conseguir voltar a dormir rapidamente, levante-se e faça alguma atividade ligeiro, uma vez que ver a um filme, ouvir música, ler, ortografar… Mas sentado!
Share this content:
Publicar comentário