Sesa alerta para relevância de atualização do cadastro do SUS
A Secretaria de Saúde (Sesa) está em alerta aos pacientes do Espírito Santo que aguardam procedimentos cirúrgicos eletivos ou consultas e exames para que atualizem seus dados de contato no Sistema Único de Saúde (SUS). É por meio desses dados que é feito o contato com o paciente para a realização dos procedimentos, por isso é forçoso que o cadastro esteja sempre atualizado.
Atualmente, 3.760 pacientes autorizados a serem internados para cirurgias eletivas estão com os cadastros desatualizados. O usuário pode conferir se seus dados estão corretos indo até a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu município e solicitando a atualização. É importante manter seu cadastro completamente preenchido e com seu endereço e telefones atualizados.
“Muitos pacientes não podem ser localizados devido a mudanças nos números de telefone, o que dificulta o contato das equipes de saúde. É por isso que estamos emitindo oriente aviso: atualize seus dados para que, quando você for chamado, as equipes de saúde possam localizá-lo.”declarou o subsecretário de Estado da Saúde, Tadeu Marino.
A Sesa está implementando o Projecto Estadual de Redução de Filas (OperaES) e realizando uma força-tarefa para localizar mais de 3.000 pacientes. O contato para invocar os pacientes que aguardam procedimentos é feito principalmente por telefone, por isso é forçoso que as informações cadastrais estejam corretas.
Segundo a gerente de Atendimento Ambulatorial Especializado da Sesa, Carolina Sanches, embora esse número esteja diminuindo, o Estado e os municípios continuam tomando medidas para atualizar os registros. “É um trabalho difícil, com ações porquê procura ativa. No entanto, é muito importante que o cidadão entenda a relevância de atualizar seu cadastro na Unidade de Saúde mais próxima de sua moradia. São mais de três milénio pacientes que já foram encaminhados para cirurgia, mas estão com o cadastro desatualizado e, quando chegar a vez deles, o hospital não conseguirá contatá-los.”esses.
Óperas
Em 2023, a Sesa realizou 126.397 cirurgias eletivas em todas as regiões de saúde do Estado, superando a meta do Projecto Estadual de Redução de Filas (OperaES), que estipulou 110 milénio cirurgias para o ano. O número de cirurgias eletivas foi aproximadamente 20% maior que em 2022, com 105.825 cirurgias realizadas — também superior à meta de produção, estipulada em 102 milénio cirurgias.
A meta da Sesa para 2024 é realizar 125 milénio cirurgias eletivas. Até esta segunda-feira (12), foram realizados 87,5 milénio procedimentos, atingindo 70% da meta estabelecida para o ano.
No totalidade, são 35 unidades hospitalares, entre rede própria e contratadas, que compõem o OperaES, realizando 20 especialidades de cirurgias eletivas. Os procedimentos acontecem em todas as regiões. Cada unidade hospitalar, seja ela da rede própria da Sesa ou contratada para atender às demandas do SUS, tem metas de produção a serem cumpridas ao longo do ano.
Share this content:
Publicar comentário